'Estado de Sítio' em cartaz no Líbero Luxardo

Cinema

'Estado de Sítio' em cartaz no Líbero Luxardo

Dia 17, às 16h. Entrada franca.
Cena do filme 'Estado de Sítio'

O filme ‘Estado de Sítio’ (1973) estará em cartaz no próximo sábado, 17, no Cine Líbero Luxardo, no Centur. A exibição será ma ‘Sessão Cult’, às 16h e a entrada é franca. O filme tem a direção de Costa Gravas, numa produção de 1973, com Yves Montande e Renato Salvatori. É imperdível!

 

‘Estado de Sítio’ tem como cenário Montevidéu, onde Philip Michael Santore, um funcionário americano da entidade AID, é raptado por um grupo de guerrilha urbana de extrema-esquerda autodenominado Tupamaros. Mais duas autoridades são raptadas no mesmo dia, o cônsul Campos, do Brasil, e um outro, sendo que esse consegue escapar. Durante o interrogatório pelos captores encapuzados, Santore se diz um simples técnico mais é confrontado com evidências de que sua missão real é instruir policiais de vários países sul-americanos, ensinando métodos questionáveis tais como tortura, intimidação e assassinatos sem julgamento.

 

Costa Gavras (realizador de "Z" e "A Confissão") é um dos diretores mais importantes do cinema político europeu dos anos 60 e 70. “Estado de Sítio” é um dos melhores exemplos deste tipo de cinema, revelando uma trama baseada em fatos reais. O filme foi proibido no Brasil na época de seu lançamento mundial devido às referências diretas a política militar brasileira. Baseado no livro de Franco Solinas, o filme tem como destaque a atuação do grande ator Yves Montand e a música de Mikis Theodorakis.

 

Serviço:

Sessão ACCPA/Cine Líbero Luxardo
Sessão Cult
"Estado de Sítio"
Cine Líbero Luxardo
Dia 17
Horário : 16h
Entrada franca
Apoio : ACCPA