Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

Cultura comemora aniversário de Belém

Rádio Cultura

Cultura comemora aniversário de Belém

TV e Rádio Cultura fazem programação especial nos 400 anos da cidade
Publicado em 11/01/2016
TV e Rádio Cultura fazem programação especial nos 400 anos da cidade
Cultura comemora aniversário de Belém

Foto: Camila Lima/ Portal Cultura

A Cultura Rede de Comunicação comemora o aniversário de Belém com uma programação especial. Quatro artistas gravaram jingles comemorativos pelos 400 anos da capital paraense: Renan Sanches e Banda ARK, Cronistas da Rua, Som de Pau Oco e Toni Soares. As músicas já estão sendo veiculadas na Cultura FM e os videoclipes começam a ser exibidos pela TV Cultura a partir da próxima semana.

 

TV e Rádio Cultura também produziram interprogramas sobre Belém, destacando personagens e elementos marcantes da cidade. Na Cultura FM, o “Jornal da Manhã”, que vai ao ar de segunda a sábado, a partir de 7h, tem veiculado diariamente matérias sobre o patrimônio material e imaterial da capital paraense, como arquitetura, música e gastronomia. 

 

No dia 12 de janeiro, data do aniversário de Belém, a programação musical da Cultura FM terá convidados especiais, a partir de 10h, com o show Trilogia no programa “Conexão Cultura”, seguindo com Alcyr Guimarães na “Feira do Som” (12h30), Alfredo e Nanna Reis no “Caleidoscópio” (15h30) e Grupo de Carimbó Sancari no “Canta Pará Especial (17h). A partir de 18h30, o “Jornal Cultura” terá uma edição especial, com matérias que contam a história e ressaltam a cultura da cidade.

 

Jingles

A Banda ARK compôs um jingle exaltando elementos típicos de Belém, como o açaí, a chuva da tarde e o tacacá. “Somos parceiros da Cultura desde o Terruá Pará e foi uma honra receber esse convite”, diz o vocalista Renan Sanches, que divide a música com Alessandro Chaves, Yussef Leitão e Deyvid Carvalho. Formada há sete anos, a banda tornou-se conhecida pela mistura de ritmos populares como carimbó, lambada, guitarrada e tecnobrega.

 

Representando o movimento hip hop, a dupla Cronistas da Rua participa das comemorações pelos 400 anos de Belém, cidade “linda, morena e charmosa” nas rimas de Dime Cronista. O clipe foi gravado no Porto do Sal, com direção de Júnior Braga. “Foi bem legal participar desta homenagem e acabamos ganhando mais um registro audiovisual. Belém é minha principal fonte de inspiração. Costumo dizer que namoro com o pôr-do-sol da cidade”, diz o rapper, que vê com o otimismo o crescimento do hip hop na capital paraense. “Ainda precisamos evoluir bastante, mas estamos batalhando”.

 

O carimbó tradicional está no jingle composto pelo grupo Som de Pau Oco, formado há cinco anos a partir de um projeto sobre música popular e folclórica realizado no Conservatório Carlos Gomes, reunindo alunos e professores. “Pensamos inicialmente no tema e a música veio em seguida”, diz Cláudio Costa, que divide a composição com Ricardo Aquino, ambos integrantes da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e da Amazônia Jazz Band. O jingle foi gravado no estúdio Edgar Proença, da Cultura FM.  

 

O músico Toni Soares resgatou um de seus maiores hits para homenagear os 400 anos da cidade: “A força que vem das ruas”, música que traz o conhecido refrão “Belém, Belém, Belém, será que ‘tá tudo bem?” e acabou inspirando projetos de outros artistas.

 

“Fiz uma atualização da letra, para mostrar que Belém precisa de carinho e respeito, e que precisamos andar nas ruas sem medo. Temos muito a zelar para que a cidade fique bem de verdade”, diz o artista, que nunca gravou a canção em seus álbuns de carreira. “Lembro que fiquei em terceiro lugar num festival e essa música saiu no disco do festival. Foi muito bom trazê-la de volta agora com um novo olhar”.

 

 

CONHEÇA OS JINGLES DO ANIVERSÁRIO DE BELÉM 

 

1 - Banda ARK

(Música - Renan Sanches e Alessandro Chaves

Letra - Yussef Leitão e Deyvid Carvalho)

 

Sou 

Eu sou daqui

Sou filho da terra 

Do Açaí

Sou de Belém do Pará 

Da chuva da tarde do Tacacá. 

 

Por isso eu te digo vem

400 anos comemorar

da capital do Pará 

 

Vem meu bem

Te abraço, te beijo, minha Belém

Vem meu bem 

Pra linda morena desejo o bem 

 

Belém 400 anos, linda Belém.

 

 

2 - Cronistas da Rua

(Dime Cronista)

Minha Belém pra ti vim dedicar 
feliz aniversário  e vamo comemorar 
o dia é nosso 400 anos de idade 
muito amor,paz e felicidade 

Linda morena charmosa 
onde o clima é quente 
é seu aniversário 
e esse é o nosso presente 

 

3 – Grupo de Carimbó Som de Pau Oco

(Cláudio Costa e Ricardo Aquino)

 

Êh! 400 anos de tanta cultura

Êh! 400 anos de minha Belém

 

Meu carimbó é a beleza mais pura

Vou cantar e dançar

Pra cidade que eu quero bem

 

Vou cantar e tocar 

Pra esse povo que eu amo também

 

Vou cantar e dançar

A cultura da nossa Belém

 

 

4 – A força que vem das ruas (Toni Soares)

 

Belém, Belém, Belém

Pra ficar tudo bem

 

Tem que cuidar com carinho, amor e respeito

Andar sem medo é paz, feliz e sorrindo

Santa Maria de Belém, Belém do Grão-Pará

Belém é cultura, cultura em todo lugar

 

Belém, Belém, Belém

Pra ficar tudo bem

 

A gente canta a fé, a fé em Nazaré

A chuva, a manga, o açaí

A gente toca o tambor e o couro come no centro

O nosso carimbó é patrimônio do Brasil

 

Belém, Belém, Belém

Então tá tudo bem

Belém, Belém, Belém

Então tá tudo bem