Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

Acervo de imagens da TV Cultura do Pará é normatizado

Imprensa

Acervo de imagens da TV Cultura do Pará é normatizado

Foto em destaque
Foto: Dennys Rodrigues
 
No dia 31 de março deste ano a TV Cultura do Pará completa 30 anos de história. Boa parte destas lembranças, da produção jornalística aos programas da casa, estão no acervo de belas imagens da emissora pública. Até o momento, 90% do acervo da emissora está condicionado em fitas e a previsão é a de que o processo de digitalização seja iniciado ainda este ano. A ideia é garantir a preservação do mais completo arquivo de imagens da televisão paraense. Por isso, os pedidos de licença das imagens da tv ganhou normatização. O investimento arrecadado a partir das solicitações será revertido para manter viva a memória da TV Cultura e também possibilitar novos projetos. 
 
"Sem perder o foco de que somos uma emissora pública e detentores de um patrimônio, nós estamos profissionalizando a relação com produtores, com realizadores, ou seja, com o publico de uma forma geral. Nós consideramos o acervo um bem material das emissoras cultura como também um bem imaterial de todos os paraenses", explica o jornalista Tim Penner, diretor da TV Cultura do Pará. O jornalista destaca que entre o acervo estão imagens raras de artistas paraenses, documentários, clipes de bandas, programas e fatos marcantes do Estado que ficaram eternizados pelas lentes das câmeras da TV Cultura do Pará. 
 
O processo de normatização segue a linha de várias emissoras de tv's do país, que resolveram profissionalizar o acesso ao seus bancos de imagens e também preservar os seus patrimônios. Na TV Cultura do Pará esse processo já vem ocorrendo desde o final do ano passado. "Em 2017 estamos formalizando ações e uma delas é profissionalizar o acesso ao nosso arquivo de imagens, que é precioso, pois possuímos parte considerável da memória imagética paraense. Ao longo dos 30 anos, houve investimento em profissionais, em equipamento para que pudéssemos construir o acervo existente. Então, nós resolvemos nos adequar ao que a maioria das emissoras do Brasil fazem, que é normatizar o acesso a essa memória audiovisual. Quem for adquirir essas cópias estará contribuindo para a própria manutenção desse acervo, visto que nós precisamos digitalizá-lo e isso demanda orçamento, tempo e aquisição de equipamentos", completa Indaiá Freire, assessora de presidência da Cultura Rede de Comunicação e uma das articuladoras do processo. 
 
Com essa normativa, a emissora garante que será comercializado somente o direito patrimonial das imagens, resguardando os direitos autorais dos artistas e/ou de pessoas que foram entrevistadas. 
 
Os valores praticados na tabela tiveram como fonte a TV Cultura de São Paulo, parceira da TV Cultura do Pará, e sites de comercialização de imagens disponibilizados na internet.
 
Como solicitar as imagens?
 
Quem desejar algum material do acervo de imagens da Cultura Rede de Comunicação deve solicitar a Diretoria de Marketing da emissora, via e-mail (marketing@funtelpa.com.br), identificando se possível os elementos que facilitem a pesquisa do mesmo, tais como título, duração e data em que foi ao ar. O solicitante também deve deixar claro para que fins vai utilizar as imagens.
 
Pelas regras, o valor mínimo a ser cobrado pelas imagens será referente ao tempo de um minuto; para ver o material, o solicitante também deverá agendar via Diretoria de Marketing; o período de utilização das imagens será de cinco anos, podendo ser prorrogado para mais cinco, com acréscimo de 25% do valor; Imagens nos formatos de SVHS, DVCAM ou Digital/HD terão prazo de entrega de até 45 dias, dependendo do tamanho do material. Já para imagens de UMATIC, o prazo de entrega passa para 60 dias, mas fica sujeito a disponibilidade do equipamento.
 
A documentação necessária para fazer a solicitação, bem como a tabela completa com o acervo de imagens da Tv Cultura do Pará, pode ser acessada através dos links abaixo: