Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

Projeto leva qualidade de vida a comunidades da Ilha das Onças

Tv Cultura

Projeto leva qualidade de vida a comunidades da Ilha das Onças

Você confere o assunto em reportagem que será exibida hoje no Jornal Cultura.
Publicado em 03/07/2017
Você confere o assunto em reportagem que será exibida hoje no Jornal Cultura.
Projeto leva qualidade de vida a comunidades da Ilha das Onças

Na edição desta segunda-feira (03) do Jornal Cultura você vai ver uma reportagem sobre um projeto da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) para a melhoria do saneamento básico e economia da região da Ilha das Onças, em Barcarena (PA).

 

Chamado “Meliponicultura na Região Insular de Belém” o projeto foi implantado em 2012 e utiliza a criação de abelhas sem ferrão para a produção de mel, possibilitando à população uma nova fonte de renda.

 

O principal produto que movimenta a economia da Ilha das Onças é o açaí e nos períodos de entressafra a situação se torna mais difícil. Além disso, a escassez de açaizeiras também é um fator que agrava o problema.

 

Como as abelhas ajudam ainda na polinização, as mulheres da comunidade puderam criar uma cooperativa para produzir artesanatos com a palha e as sementes do açaí.

 

Outro problema enfrentado pelos moradores era com o precário saneamento básico. Assim, o projeto também incluiu a implantação de cisternas de captação de água da chuva e o “banheiro ecológico”, reduzindo a contaminação da água e do solo, além de impedir que animais entrem em contato com os dejetos que podem ser utilizados como adubo orgânico para as plantas.

 

As medidas compõem um sistema de baixo custo que pode ser implantando em qualquer lugar do mundo e renderam ao projeto o prêmio da Agência Nacional das Águas (Prêmio ANA 2014).

 

Fique ligado! O Jornal Cultura vai ao ar logo mais às 18h30 e você acompanha a transmissão pela TV e aqui através do Portal Cultura.