Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

Futebol de cegos do Pará conquista vaga na série B

Imprensa

Futebol de cegos do Pará conquista vaga na série B

A série B será disputada em novembro no estado de São Paulo
Futebol de cegos do Pará conquista vaga na série B

 

Foto: Dennys Rodrigues/ Portal Cultura

Setembro é um mês muito significativo para os movimentos sociais de pessoas com deficiência, com ações e palestras por todos os cantos do país. No cotidiano, as pessoas com deficiência estão cada vez mais presentes nas diversas áreas da sociedade, como saúde, educação, cultura e esporte. E por falar em esporte, nossa equipe foi acompanhar de perto os treinos do Clube de Futebol para Cegos do Pará (CFCP), que conquistou a vaga para disputar a série B da etapa nacional de futebol de 5 para cegos.

 

O clube de Belém é o único representante paraense na competição e conquistou a vaga na etapa regional centro norte em julho de 2017. “Ganhamos o regional no Mato Grosso do Sul e conseguimos o acesso para a série B”, contou o técnico do time, Carlos Alberto.

 

Além de trazer o troféu da etapa regional para o estado, a equipe tem outros motivos para se orgulhar. O atacante paraense, Davison Monteiro, foi o artilheiro da competição com 5 gols. “Ser artilheiro foi algo que aconteceu pelo intermédio de toda a equipe, que treinou e batalhou no dia a dia, mas agora estamos com o pé no chão, pois agora é pensar na série B e que eu possa fazer os gols e conseguir o acesso para a série A”, explicou ele. 

 

E os benefícios do esporte vão além das vitórias em campo. O futebol trabalha o condicionamento físico do atleta cego, bem como estimula o emocional. “O esporte é importante para qualquer ser humano, então não poderia deixar de ser importante para o cego, pois estimula todas as partes do corpo. Trabalha o pulmão, o coração, e principalmente a alegria desse atleta que é cego”, disse Carlos Alberto.

 

A etapa nacional da série B será realizada em São Paulo no mês de novembro. 

 

Sobre o Esporte:

 

Surgido na Espanha em 1920, o futebol de 5 para cegos ganhou seu primeiro campeonato nacional em 1978 nas olimpíadas das APAEs, no Rio Grande do Norte. Entretanto, foi só em Atenas (2004) que a modalidade entrou no programa das Paraolimpíadas.

Surgido na Espanha em 1920, o futebol de 5 para cegos ganhou seu primeiro campeonato nacional em 1978 nas olimpíadas das APAEs no Rio Grande do Norte. Entretanto, foi só em Atenas (2004) que a modalidade entrou no programa das Paraolimpíadas.