Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

Mês da consciência negra dá visibilidade às causas raciais

Mês da consciência negra dá visibilidade às causas raciais

O assunto será abordado pelo Portal Cultura em uma série de entrevistas especiais.
Mês da consciência negra dá visibilidade às causas raciais

Arte: Jefferson Lima / Portal Cultura

 

O mês de novembro, também chamado de “Novembro Negro” pelos movimentos de reivindicações raciais, é emblemático no calendário da luta racial no Brasil. O ápice acontece em 20 de novembro, quando é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. Neste dia diversas atividades acontecem em todo o país como forma de chamar a atenção da sociedade para os movimentos de resistência de um povo que lutou sozinho pela sua libertação, contrariando o lado burguês da história do Brasil, que afirma que a abolição da escravatura se deu por uma simples concessão da coroa portuguesa.

 

Como forma de dar visibilidade à causa o Portal Cultura preparou uma série de entrevistas com ativistas do movimento negro que se destacam em diferentes áreas. São eles: Edson Catendê, advogado, músico, ator e babalorixá; Mametu Muagile, ialorixá; Flávia Ribeiro, jornalista; Ana Carla Oliveira, fotógrafa e Izabelly Lehal, estudante.

 

A cada semana, sempre as quartas-feiras às 18h, será publicada uma entrevista com um personagem diferente abordando diversas questões, tais como o empoderamento, a estética e o cyberativismo das mulheres negras, assim como a violência e opressão que essas mulheres sofrem diariamente. Além disso, serão discutidas a militância e a luta da juventude negra das zonas urbana e rural (como os quilombolas), bem como a discriminação e o preconceito contra as religiões de matriz africana.

 

Sobre o 20 de novembro - Instituído em 2011 pela presidente da República, Dilma Rousseff, como o Dia Nacional da Consciência Negra, a data veio atender as demandas históricas do movimento negro no Brasil. A data é celebrada desde a década de 1960 e é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual o dia 20 está inserido recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

 

O 20 de novembro também foi escolhido por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia Nacional da Consciência Negra pretende ser, também, uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão, de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro, por volta de 1549.

 

Não perca! As entrevistas sobre o “Novembro Negro” serão exibidas semanalmente, a partir desta quarta-feira (01), na página do Portal Cultura no Facebook.