Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

Hospital Jean Bitar cria o 1º ambulatório de transgêneros do Norte

Tv Cultura

Hospital Jean Bitar cria o 1º ambulatório de transgêneros do Norte

O assunto é um dos destaques de hoje no Sem Censura Pará.
Publicado em 07/12/2017
O assunto é um dos destaques de hoje no Sem Censura Pará.
Hospital Jean Bitar cria o 1º ambulatório de transgêneros do Norte

Foto: Antônio Silva / Agência Pará (Reprodução)

 

Entre os destaques do programa desta quinta-feira (07), nós vamos falar sobre o atendimento de transgêneros na rede pública de saúde do Pará. E para tratar do assunto, a nossa convidada é a médica endocrinologista Flávia Cunha. Ela coordena o ambulatório de transgêneros que, de forma inovadora na Região Norte, foi inaugurado em outubro deste ano no Hospital Jean Bitar para oferecer tratamento às pessoas que apresentam a chamada disforia ou incongruência de gênero, que é uma incompatibilidade entre o sexo anatômico da pessoa e a sua identidade de gênero.

 

O tratamento a pessoas trans no estado do Pará foi autorizado pelo Conselho Federal de Medicina e implantado há dois anos. Até então, os centros especializados preparados para esse tipo de tratamento só existiam nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Goiás.

 

Atualmente 189 pacientes, sendo 102 homens trans e 87 mulheres trans, estão em tratamento transexualizador que se inicia na Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas e Parasitárias (URE-DIPE). Esse tratamento dura dois anos e é baseado em psicoterapia e hormonioterapia com acompanhamento médico. Somente ao final desse período, e estando confirmada a disforia de gênero, é que a pessoa é encaminhada ao Jean Bitar para concluir o tratamento, inclusive com as cirurgias que se fizerem necessárias.

 

Outros destaques

 

Participa também do programa de hoje o escritor José Almeida. Ele foi o vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2017 na categoria “Romance” com o livro “Última Hora”.

 

Nosso outro convidado é o percussionista Márcio Jardim que vai falar com a gente sobre o show de lançamento do primeiro CD do grupo Jardim Percussivo que surgiu com a proposta de fazer uma música instrumental Afro-amazônica.

 

Ainda falando sobre música, vamos receber também o integrante do grupo Duo Balakumbala, Mauro Martins, para um papo sobre o “Jacofest Jazz da Amazônia Contemporânea Festival”, festival que será realizado nos dias 5, 9 e 10 de dezembro no Sesc Boulevard e na Estação das Docas, em Belém, reunindo nomes famosos do circuito internacional da música jazz.

 

Não perca! O Sem Censura Pará vai ao ar às 14h30 e você acompanha a transmissão ao vivo pela TV e Portal Cultura através do link “TV ao Vivo”.