Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

Três novas linhas fluviais estão liberadas para navegação no estado

Rádio Cultura

Três novas linhas fluviais estão liberadas para navegação no estado

Belém/Santa Cruz do Arari; Óbidos/Santarém; e Cametá/Tucuruí.
Publicado em 30/01/2018
Belém/Santa Cruz do Arari; Óbidos/Santarém; e Cametá/Tucuruí.
Três novas linhas fluviais estão liberadas para navegação no estado

Reportagem: Iolanda Kinoshita

Edição: Alexandre Lins

Foto: Cristino Martins/ Agência Pará

 

A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-PA) liberou novas linhas fluviais para municípios do Baixo Amazonas, Baixo Tocantins e Marajó. Agora a população paraense pode contar com embarcações que fazem os trechos Belém - Santa Cruz do Arari; Óbidos – Santarém; e Cametá – Tucuruí.

 

De acordo com o diretor geral da Arcon, Bruno Guedes, todas os barcos passaram por uma série de inspeções. “O processo se inicia através da Arcon,onde o operador apresenta uma série de documentos definidos na legislação. Esse processos têm uma tramitação técnica e jurídica. Posteriormente ele é submetido à Secretaria de Transportes do Estado, que é o poder concedente. Não havendo nenhuma irregularidade, a empresa estando com o equipamento apto e com todas as certificações de segurança, acessibilidade e a inspeção da Capitania dos Portos, chega-se à fase final que é a entrega da autorização, que é justamente o ato que aconteceu na semana passada”.

 

A lancha que opera Belém à Santa Cruz do Arari, no Marajó, tem capacidade para 81 passageiros. Na linha Óbidos - Santarém os passageiros vão viajar de ferry boat com capacidade para 426 pessoas.

 

A Cametá-Tucuruí vai disponibilizar viagens diárias, segundo Toninho Castro, diretor de turismo de Cametá, o serviço chega em boa hora e vai beneficiar os cametaenses que trabalham em Tucuruí, além dos brincantes que curtem a folia de carnaval na cidade. “Uma linha de transporte fluvial é importante para estar atendendo esta demanda turística do carnaval e de outros eventos. A gente recebe bastante contato de Tucuruí e de todo o sul do Pará. Tem muitos cametaenses que moram em Tucurui. Esse ano a gente espera que muita gente chegue pra Cametá”, afirmou Castro.

 

O diretor da Arcon, Bruno Guedes, destaca ainda que além de poder contar com um serviço seguro, as empresas responsáveis pelas embarcações são obrigadas a cumprirem leis como a da gratuidade. “Quem for viajar pode ter a certeza que vai estar embarcando em equipamentos seguros, que têm uma autorização do estado, que vai estar pagando o preço de uma tarifa regular e legal porque é o estado que faz esse cálculo. Isso evita que o operador cobre ao bel prazer”, explicou Guedes.

 

A linha Cametá-Tucuruí está fazendo viagens diárias às 5 e às 11 da manhã. A Belém-Santa Cruz do Arari funciona em três dias da semana, terça,quinta e sábado sempre às 6 da manhã. Já a Óbidos - Santarém opera sempre às terças, quintas e aos domingos, às 10 da noite. Os embarques em Santarém ocorrem as segundas, quartas e sextas às 20h.