Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

Sespa confirma contaminação de água em poços de Barcarena

Rádio Cultura

Sespa confirma contaminação de água em poços de Barcarena

Análises atestaram contaminação da água por bactérias, alumínio, chumbo e magnésio.
Publicado em 19/04/2018
Análises atestaram contaminação da água por bactérias, alumínio, chumbo e magnésio.
Sespa confirma contaminação de água em poços de Barcarena

Reportagem: Felipe Feitosa

Edição: Cássia Nascimento

Foto: Mácio Ferreira/ Agência Pará

 

*Na foto: O secretário de Saúde do Estado, Vitor Mateus

 

Em análise apresentada pela Secretaria Estadual de Saúde (SESPA) ficou confirmada que a água coletada em poços de Barcarena está imprópria para o consumo. As informações estão de acordo com os dois laudos apresentados pelo Instituto Evandro Chagas, que mostraram a contaminação.

 

“Nas primeiras amostras que nós fizemos deram alterações bacteriológicas, dois elementos de bacteria tipo Escherichia coli e Enterococcus e além da parte bacteriológica, também ocorreram alterações físico-químicas ligadas ao alumínio, chumbo e magnésio. Esses são os 3 elementos que deram alterações nas amostras até hoje coletadas”, explica o secretário de saúde Vitor Mateus.

 

Fornecimento de água

 

Após dois meses das denúncias de vazamentos de efluentes industriais da hydro, em rios de Barcarena, a situação ainda é grave. A Sespa está distribuindo água nas comunidades atingidas. Mas a distribuição não estaria atendendo a todos. “Nem todo mundo está recebendo a água na comunidade Vila Nova. A maior parte da nossa comunidade, que tem quase 7 mil famílias, não está recebendo água”, informa a presidente do conselho fiscal de Barcarena e moradora da comunidade Vila Nova, Ângela Vieira.

 

O secretário Vitor Mateus reconhece o problema. “A água ainda não chegou a todas as residências nessa distribuição do carro-pipa e também na distribuição dos garrafões com água mineral. Pedimos que a própria Hydro junto com a Defesa Civil e juntamente com a prefeitura Barcarena possam fazer o mapeamento dessas casas que ainda não receberam para fazer a entrega das caixas d'água (são 3 tipos: uma de 250 litros, uma de mil litros e outra de 3 mil litros, de acordo o número de pessoas em cada residência) e fazer a instalação para que a água chegue nessas caixas e as pessoas façam uso dela de forma correta”, explica.

 

Inquérito

 

Por meio de nota, o Ministério Público do Pará disse que tomou conhecimento das análises apresentadas pela Sespa. E que elas serão utilizadas em inquérito contra a Hydro.

 

Resposta da empresa

 

Em comunicado, via nota, a mineradora Hydro Alunorte disse que não teve acesso ao relatório da Sespa e vai se posicionar após receber as informações. A empresa afirma que se mantém aberta ao diálogo com os órgãos governamentais.