Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

Edital Cultura fomenta séries de animação

Imprensa

Edital Cultura fomenta séries de animação

As inscrições para o edital segue até o dia 30 de junho
Edital Cultura fomenta séries de animação
Foto: Divulgação
Texto: João Ramos
 
 
Personagens fantásticos, mundos surreais e aventuras divertidas. Os desenhos animados tem o poder de criar e brincar com imaginável. Com a finalidade de fomentar a produção dessas histórias, a Cultura Rede de Comunicação segue até o dia 30 de junho com as inscrições abertas para o 2º Edital Cultura de Audiovisual. Além das obras de ficção e documentário, o edital vai selecionar duas obras seriadas de animação no valor de R$ 600.000,00 (Seiscentos mil reais) cada.
 
 
O Iluminuras Estúdio de Animação apresentou o desenho animado "As Icamiabas na Cidade Amazônia" no primeiro Edital Cultura de Audiovisual lançado em 2014. A produção teve cinco episódios e foi ao ar na tela da TV Cultura do Pará em 18 de novembro de 2017.
 
 
A obra em animação 2D, no gênero comédia-aventura, apresentou uma fantástica Cidade Amazônia, onde os antigos Deuses se aposentaram, e agora os conflitos entre os seres encantados e os humanos normais passaram a ser resolvidos por suas estagiárias: Iuna, Laci, Conori e Thyh. Quatro meninas-guerreiras, cada uma regida por uma fase da lua, que dividem suas rotinas entre as tarefas comuns do dia a dia com batalhas colossais e divertidas para manter a harmonia na Cidade Amazônia.
 
 
Apesar de serem apenas cinco episódios, o processo de produção foi longo. “Foi preciso pensar na série como um todo, como uma temporada inteira. Detalhamos o conceito da série, o arco maior das temporadas e definimos melhor a personalidade de cada uma das Icamiabas e os principais personagens da série. Montamos uma Sala de Roteiristas,  com a participação de roteiristas e escritores convidados. Nestes encontros, várias ideias eram lançadas e os argumentos dos episódios eram discutidos. O passo seguinte era escrever o roteiro e depois fazer os tratamentos necessários”, relata Andrei Miralha, um dos criadores da série.
 
 
Com o roteiro na mão, é hora de fazer o storyboard, que são diversos quadros desenhados que explicam exatamente o que acontece em cada cena. “Com esses desenhos montamos o Animatic, que transformamos num vídeo com as falas gravadas, que podem ser vozes provisórias. Mas no caso das Icamiabas, as vozes originais foram gravadas antes mesmo do storyboard. E esse é outro processo muito interessante, de criar cada voz que representasse bem a personalidade de cada uma delas. Ter vozes que fossem facilmente reconhecíveis e distinguíveis umas das outras. Houve uma preparação do elenco com os atores Leoci Medeiros e David Matos”, comenta. As atrizes que representaram cada uma das Icamiabas foram: Rafaella Cândido (Laci), Débora Flor (Conori), Vanessa Braga (Thihy) e Carol Magno (Lúna).
 
 
Fazer animação não é fácil. São tantos processos que a série acabou levando mais tempo do que a equipe gostaria, devido a qualidade técnica e artística que eles pretendiam alcançar. “Foram 18 meses de produção nas etapas de desenvolvimento,  pré produção, produção e pós produção. Ao todo, foram cerca de 50 pessoas envolvidas em diferentes funções como: atores/ atrizes, animadores, composite, storyboarder, montador, ilustrador, músico, etc”, diz.
 
 
Para Andrei, o Edital foi essencial na fomentação de produções de animações no Estado. “Oportunizou todo um processo de qualificação de animação em Belém, e nos permitiu iniciar nesse campo das séries de animação para TV. Foi um passo decisivo para criação de um pólo de animação na cidade. Estamos no início, mas queremos ir mais adiante, o primeiro passo está dado”, ressalta.
 
 
E os produtores da animação seguem caminhando e vislumbrando um futuro para as guerreiras indígenas. “Já estamos produzindo os roteiros e storyboards dos próximos episódios, nosso plano é produzir agora mais 21 e depois, mais 26 episódios, além de quadrinhos e outros produtos e narrativas. O objetivo do Iluminuras é que as Icamiabas se torne uma série internacional, que possa levar nossa cultura para diversas partes do mundo”, conclui o diretor  da animação Otoniel Oliveira.
 
 
Inscrições
 
 
As inscrições para o 2º Edital Cultura de Audiovisual seguem até o dia 30 de junho por meio do site www.portalcultura.net.br/audiovisual. O edital contempla sete novos projetos na área, com financiamento total de R$ 4.490.000,00 (Quatro milhões quatrocentos e noventa Mil Reais) assegurados pela Ancine (Agência Nacional do Cinema). Produtoras paraenses poderão inscrever projetos de ficção, documentário e animação para futura exibição na TV Cultura do Pará.