Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

Dia Estadual da Poesia homenageia Ruy Barata

Dia Estadual da Poesia homenageia Ruy Barata

A data tem programação gratuita a partir desta terça (25), em Belém, com entrada gratuita
Programação em Belém antecipa o centenário de Ruy Barata

O Dia Estadual da Poesia, celebrado nesta terça-feira, dia 25 de junho, terá uma programação especial em Belém com eventos que reúnem música, poesia e bate-papo, marcando também as comemorações pelo centenário de nascimento do músico e poeta paraense Ruy Barata, um dos mais importantes pensadores brasileiros e cuja obra segue sendo cantada por grandes nomes da música brasileira e regional.

 

O centenário de Ruy Barata será no dia 25 de junho de 2020, considerado o “Ano Cultural Ruy Barata”. Os eventos celebrativos na capital acontecerão em três locais distintos: na Casa das Artes, no Parque da Residência e na livraria Fox.

 

Programação - A programação inicia às 9 horas, na Casa das Artes, com uma mesa-redonda que vai abordar diversos aspectos da obra poética de Ruy Barata, tendo como expositores Lília Chaves (“Anjo dos Abismos; o anjo e os amigos”); Amarílis Tupiassu (“Do Anjo dos Abismos ao Nativo de Câncer: estilos em transição”); Marinilce Coelho (“Ruy Barata: a poesia para além de uma geração”) e João de Jesus Paes Loureiro (“Ruy Barata: o poeta e o letrista”), com mediação do professor e poeta Paulo Nunes. Pelo período da tarde, às 15h, o evento continua com a realização do Workshop “Caricaturas e Ilustrações”, com Biratan Porto e J. Bosco Azevedo, no Auditório da Casa das Artes.

 

No Parque da Residência a programação inicia às 19 horas com uma reunião festiva em volta da estátua de Ruy Barata. Às 20 horas acontece o show musical “Ruy 99 quase 100”, com as participações de Andrea Pinheiro, Renata Del Pinho e Banda, no Teatro Gasômetro.

 

No sábado, dia 29, a partir das 18h30, acontece o lançamento do livro "Triádico — a poesia em pequenos formatos", de João de Jesus Paes Loureiro, na livraria Fox.

 

Sobre Ruy Barata - Ruy Paranatinga Barata nasceu em Santarém, em 25 de junho de 1920, e morreu em São Paulo, em 23 de abril de 1990, foi advogado, cartorário, jornalista, poeta, professor e exerceu intensa atividade política como deputado estadual em duas legislaturas (1947-1954). Como jornalista, até 1964 dirigiu o suplemento literário de 'A Província do Pará', além de ter sido titular da cadeira de Literatura Brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Artes (mais tarde incorporada à Universidade Federal do Pará). No mesmo ano, com o golpe militar, foi preso, demitido do cartório e aposentado compulsoriamente do magistério superior.

 

Saindo da prisão, passou a sobreviver como advogado. Com o advento da anistia, em 1979, voltou à atividade acadêmica, sendo readmitido na Universidade Federal do Pará. Com seu filho, Paulo André Barata, compôs em parceria um vasto número de canções que se tornaram referência em todo o Estado do Pará. Não se pode falar de música paraense sem que seu nome esteja presente.

 

Serviço: Abertura das comemorações pelo centenário de nascimento de Ruy Barata

 

Data: Terça-feira, 25 de junho

Casa das Artes (Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica de Nazaré), de 9 às 12h e de 15 às 18h.

Parque da Residência (Av. Governador Magalhães Barata. 830 – São Brás), a partir de 19h.

Data: sábado, 29 de junho

Livraria Fox (Trav. Dr. Moraes, 584 – Nazaré), a partir de 18h30.

Todos os eventos têm entrada franca.

 

Arte: Reprodução