Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

Dia Nacional do Teatro: curiosidades sobre a ‘quinta arte’

Dia Nacional do Teatro: curiosidades sobre a ‘quinta arte’

A data é comemorada em 19 de setembro e homenageia uma das manifestações artísticas mais antigas do mundo.
Dia Nacional do Teatro: curiosidades sobre a ‘quinta arte’

Os palcos das óperas, romances, tragédias, dramas, comédias e musicais, sobre histórias épicas ou do nosso cotidiano, são homenageados nesta quinta-feira, dia 19 de setembro, quando é celebrado no Brasil o Dia Nacional do Teatro. Além disso, desde 2017, há uma razão a mais para celebrar a data, pois se passou a celebrar também o Dia Nacional do Teatro Acessível com a aprovação da Lei Federal nº 13.442/2017, sancionada para apoiar atividades cênicas que ofereçam práticas de acessibilidade física e comunicativa a pessoas com deficiência.

 

No teatro, independentemente de estilo e de formato, os espetáculos conseguem despertar sentimentos imediatos no público. E essa, talvez, seja uma das maiores conquistas da chamada ‘quinta arte’, como o teatro é conhecido.

 

Para fazer alusão à data e homenagear a arte teatral, separamos algumas curiosidades sobre o teatro. Confira a seguir:

 

1 - Primeira peça teatral

 

Apesar de não haver comprovação sobre qual foi a primeira peça teatral encenada, há informações de que a primeira apresentação parecida com o que entendemos hoje como teatro tenha ocorrido no ano 2.500 antes de Cristo, no Egito Antigo, com uma montagem relacionada a rituais religiosos abordando o mito dos deuses Osíris e Ísis. No Brasil, a quinta arte nasceu no século XVI, introduzido pelo padre José de Anchieta com o objetivo de catequizar os índios para a fé católica. Porém, como forma de entretenimento, o teatro só começou a existir mesmo no país após a chegada da Família Real Portuguesa, em 1808. Naquela época, o rei costumava convidar companhias de teatro estrangeiras para fazer as suas apresentações para a nobreza.

 

2- Por que se diz "merda" no teatro?

 

Para quem não é do ramo a palavra tem outra conotação, mas no teatro "merda" é sinônimo de boa sorte. Por isso, antes dos atores entrarem em cena, é muito comum eles desejarem "merda" uns aos outros. Segundo se sabe, a tradição vem da época do reinado da Rainha Elisabeth I, da Inglaterra, entre 1558 e 1603, quando as pessoas iam de carruagem assistir às peças. Assim, quanto mais cavalos, mais excrementos e, consequentemente mais público nas plateias para prestigiar os espetáculos, fazendo a alegria dos artistas.

 

3 – Teatro no rádio

 

A peça "O lobo", de Eugen Walter, a primeira adaptação teatral para o rádio, foi ao ar em 1922, pela WGY, de Nova York. Já no Brasil, a dramatização radiofônica só estreou em 1937, na Rádio Nacional, com o "Teatro em Casa", antes mesmo das apresentações das famosas radionovelas.

 

4 – Teatro moderno brasileiro

 

A peça teatral "Vestido de Noiva", de Nelson Rodrigues, encenada pela primeira vez em 1943, deu início ao processo de modernização do teatro brasileiro. A história fala de uma jovem atropelada que relembra os conflitos com a sua irmã. A dramatização mostra ações simultâneas em três planos: da realidade, da alucinação e da memória. Era a segunda peça do escritor, que trabalhava como jornalista. A primeira peça dele foi "A Mulher sem Pecado".

 

5 – Censura no teatro brasileiro

 

Assim como o ocorrido em outras manifestações culturais, o teatro também sofreu censura na década de 1960, durante a Ditadura Militar. Desse período há relatos de invasão policial durante apresentações, agressões e até sequestros de atores. Porém, a quinta arte teve papel fundamental na resistência abordando assuntos sociais e políticos. Grupos como ‘Teatro de Arena’, ‘Teatro Oficina’ e ‘Opinião’ foram os que mais lutaram contra a repressão na época.

 

6 – Qual a peça mais famosa do mundo?

 

"Romeu e Julieta" é considerada a peça mais famosa do mundo. A tragédia de William Shakespeare, escrita entre 1591 e 1595, é o espetáculo mais lembrado quando o assunto é teatro. O clássico conta a história de dois adolescentes apaixonados cuja morte acaba unindo suas famílias que viviam em pé de guerra.

 

7 – A peça mais montada

 

Em todo o mundo a peça mais montada até hoje é o clássico Hamlet. Também escrita por William Shakespeare, entre 1599 e 1601. A peça reconta a história de como o príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai, que foi envenenado pelo próprio irmão.

 

Gostaram? Aproveitem para celebrar a data prestigiando e valorizando essa que é considerada uma das mais antigas manifestações artísticas do mundo e, para quem está em Belém, a dica é conferir a programação gratuita que o Teatro Experimental Waldemar Henrique está promovendo ao longo desta semana para comemorar os seus 40 anos de fundação.

 

Foto: Camila Lima / Portal Cultura