Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

Acidente Vascular Cerebral: como identificar os sinais?

Acidente Vascular Cerebral: como identificar os sinais?

De acordo com a OMS, 17 milhões de pessoas sofrem um AVC todos os anos no mundo
Acidente Vascular Cerebral: como identificar os sinais?

Nesta quinta-feira, dia 29 de outubro, é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como "derrame". A data reforça os cuidados para se evitar a doença que é a segunda maior causa de mortes no mundo, podendo acometer uma a cada quatro pessoas em idade adulta durante a vida. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS), que alerta principalmente para a prevenção sobre os sintomas, tratamentos e prevenção desse problema que afeta cerca de 17 milhões de indivíduos em todo o planeta.

 

"Um AVC pode afetar diferentes áreas do cérebro e trazer sequelas motoras, como paralisação dos movimentos ou dificuldades para andar e falar, por exemplo. Além disso, pode impactar na compreensão e reconhecimento, prejudicando inclusive a memória", explica Marcio Costa, neurocirurgião com atuação no Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP), em Marabá (PA).

 

O especialista destaca que existem diferentes tipos de AVC, com diferentes possibilidades de tratamento. "A maioria dos casos são do AVC do tipo isquêmico, quando acontece a obstrução ou entupimento de uma ou mais veias no cérebro. De acordo com a OMS, mais de 6,5 milhões de mortes acontecem todos anos devido a doença no mundo, por isso, devemos manter o cuidado e a prevenção".

 

Entre as estratégias de prevenção, o neurocirurgião ressalta os cuidados com os fatores de risco, como o sobrepeso, tabagismo, consumo de álcool, falta de exercícios físicos e má alimentação.

 

Além da prevenção, reconhecer os sinais de um AVC pode contribuir para evitar mortes. Para o especialista Marcio Costa, "é importante que todos possam reconhecer os principais sinais do AVC, o que pode ser feito com quatro medidas simples, que seguem a abreviação de S.A.M.U. Esses passos podem salvar muitas vidas e evitar sequelas profundas".

 

 

QUAIS OS SINAIS DE UM AVC COM BASE NO MÉTODO SAMU?

 

Sorria: Peça para a pessoa dar um sorriso, caso um dos lados da face entorte ou paralise, é provável que seja um AVC;

 

Abrace: Veja se a pessoa consegue levantar os dois braços, se um deles cair, pode ser outro sintoma;

 

Música: Incentive a pessoa a repetir uma frase de uma música preferida, se ela não conseguir pronunciar corretamente, pode ser mais uma indicação da doença;

 

Urgente: Caso tenha identificado alguns dos sintomas, busque ajuda de um profissional médico imediatamente. Entre os serviços públicos de emergência está o telefone 192, para remoção gratuita de pacientes.

 

 

COMO PREVENIR?

 

Atenção com o colesterol: é importante reduzir a quantidade de alimentos ricos em LDL (conhecida como colesterol ruim, e que se deposita nos vasos sanguíneos);

 

Controle do Diabetes;

 

Controle o peso: mantenha o peso saudável para a sua idade e altura, evite o acúmulo de excesso de gordura no corpo. Consulte um médico para saber qual é o seu peso ideal;

 

Evite fumar e cuidado com drogas ilícitas: estudos mostram que o tabaco favorece consideravelmente as chances de um AVC. As drogas ilícitas, como a cocaína, alteram drasticamente o fluxo sanguíneo no organismo, podendo provocar a doença;

 

Alimentação equilibrada: reduza o consumo de açúcar, gorduras, sal e bebidas alcoólicas. Modere o consumo de sal;

 

Pratique exercícios: o exercício contribui para o controle da pressão arterial, melhora as taxas de colesterol e glicose, além de melhorar a qualidade do sono e reduzir o estresse. A prática regular de exercícios aeróbicos, como a caminhada, está diretamente ligada à redução do risco de ter AVC.

 

Arte: Reprodução