Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

Programação celebra os 186 anos da Cabanagem

Programação celebra os 186 anos da Cabanagem

Atividades são gratuitas e acontecem até o dia 15 de janeiro
Programação celebra os 186 anos da Cabanagem

Acontece durante este mês de janeiro em Belém mais uma edição do Preamar Cabano, ação que marca os 186 anos de uma das revoluções mais emblemáticas da história do período imperial no país: a Cabanagem. A programação é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e inclui lives, exposições e ações de economia.

 

As ações iniciam nesta quinta-feira (07), às 10h30, promovida pela Secult, em parceria com a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), com a live "Mulheres cabanas: memórias e contemporaneidades", com a participação da doutora e professora de pós-graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA), Eliana Ramos, e da mestra em geografia, educadora, ativista e atual ouvidora geral do município de Belém, Márcia Kambeba. 

 

Já às 17h, o público também poderá acompanhar pela internet a aula “Belém, Cidade Cabana - Patrimônio e Memória”, com o professor doutor da UFPA, o historiador Aldrin Figueiredo. Na ocasião, a Secult também lança a versão virtual do livro infanto-juvenil "Memórias da Cabanagem com ilustrações e textos que aprofundam o conteúdo histórico sobre a revolta popular ocorrida em janeiro de 1835.

Exposição – O distrito de Icoaraci também recebe uma programação especial no calendário do Preamar Cabano. Durante o mês de janeiro, uma das salas da Estação Cultural de Icoaraci abriga a exposição “Vozes da Cabanagem”, composta de painéis produzidos a partir de imagens de documentos pertencentes ao acervo do Arquivo Público do Estado do Pará, que mostram a diversidade sócio cultural dos integrantes da revolução.

 

Na outra sala da Estação, será exibida uma animação sobre a Cabanagem. Já na área externa do equipamento de cultura, haverá ainda uma programação com música, performance artística e espaço de economia criativa com a produção de empreendedores locais. Toda a programação é gratuita, mas o acesso ao espaço será limitado a 150 pessoas por vez.

 

Outro espaço que também faz parte do circuito de ações do Preamar Cabano é o Memorial da Cabanagem, situado no Complexo Viário do Entroncamento. No espaço, segue aberta, gratuitamente, a exposição "Memória Cabana” e o público ainda pode conferir a intervenção artística sobre os túmulos, com os nomes de 1.953 cabanos que participaram do levante popular. Até o dia 15 de janeiro, o Museu do Estado do Pará e o Memorial da Cabanagem recebem iluminação especial para celebrar a data.

 

Foto: Reprodução