Bienal das Amazônias abre inscrições para seleção de mediadores culturais

A II Bienal das Amazônias está com inscrições abertas para a contratação de mediadores culturais, ou seja, de profissionais que atuem como facilitadores entre as atividades do espaço e o público. A equipe de profissionais selecionados vai atuar com diferentes públicos, promovendo acessibilidade, inclusão e democratização do acesso à arte.
A seleção é destinada a estudantes de graduação e profissionais formados em áreas como Pedagogia, Artes Visuais, Artes Cênicas, Museologia, Arquitetura, Geografia, História, Letras, Turismo, Ciências Sociais, Filosofia e afins. Pessoas sem formação acadêmica formal, mas com atuação comprovada em coletivos artístico-culturais ou movimentos sociais, também podem participar do processo seletivo. A inscrição vai até o dia 9 de junho e pode ser feita pelo formulário online disponível neste link. Os mediadores selecionados terão carga horária prevista é de 26 horas semanais.
A Bienal das Amazônias incentiva a participação de pessoas de todas as regiões da Amazônia na seleção, bem como de representantes de grupos étnico-raciais, culturais, de gênero e pessoas com deficiência.
Para participar da seleção, é necessário ser pessoa jurídica com CNPJ ativo, ter disponibilidade para atuação presencial entre julho e novembro de 2025 e apresentar interesse e/ou experiência nas áreas de mediação cultural, arte-educação, museologia ou atuação em coletivos artísticos. O processo de seleção inclui análise de currículo, documentação e entrevistas on-line com os candidatos pré-selecionados. O resultado final será divulgado no dia 7 de julho, no site e nas redes sociais da Bienal.
A II Bienal das Amazônias será realizada em Belém (PA), entre os dias 29 de agosto e 30 de novembro de 2025, e é inspirada pelo conceito “Verde-distância”, que faz referência à obra Verde Vagomundo, de Benedicto Monteiro. Para mais informações sobre o processo seletivo, envie e-mail para: monitoria@bienalamazonias.com.br .