COP30 entra em fase final com divisão de temas e consulta sobre descarbonização
No sétimo dia da COP 30 com os temas voltados a Adaptação, Cidades, Infraestrutura, Água, Resíduos, Governos Locais, Bioeconomia, Economia Circular, Ciência, Tecnologia e Inteligência Artificia, autoridades brasileiras e da conferência se reuniram em coletiva de imprensa e detalharam o andamento das negociações. Participaram o vice-presidente Geraldo Alckmin, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, o presidente da COP 30, o embaixador André Corrêa do Lago, o secretário de Clima e Energia do Itamaraty, Mauricio Lyrio, e a CEO da COP30, Ana Toni.
As autoridades destacaram o início da fase ministerial das negociações, agora divididas em dois grandes pacotes que reúnem os quatro eixos principais da conferência: adaptação, finanças, mitigação e tecnologia. Um rascunho das decisões deve ser divulgado pela tarde desta terça-feira (18).
Na coletiva, o vice-presidente Geraldo Alckmin anunciou a abertura da consulta pública da Estratégia Nacional de Descarbonização da Indústria (ENDI), que ficará disponível entre 17 de novembro e 17 de janeiro. Ele afirmou: “Foi aberto hoje uma consulta pública que vai do dia 17 de novembro ao dia 17 de janeiro para descarbonização da indústria.”
A ENDI, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), reúne “conjunto de tarefas e protocolos para fazer a descarbonização industrial”, disse Alckmin ao comentar também os encontros com ministros e embaixadores.
A ministra Marina Silva destacou que a COP30 entra em um momento decisivo, com a intensificação das discussões para chegar aos resultados finais. “Há desdobramentos nessa semana final da COP30, que está em uma fase de operação de vários temas que estão postos sobre a mesa e a busca de viabilizar os melhores resultados”, disse a ministra.
Já Ana Toni apresentou a divisão ministerial dos temas, definidos para acelerar a construção dos textos finais:
- Adaptação: Alemanha e Gâmbia
- Finanças: Reino Unido e Quênia
- Mitigação: Egito e Espanha
- Transição Justa: Polônia e México
- Tecnologia: Austrália e Índia
- Gênero: Suécia e Chile
- Balanço Global (GST): Noruega e Azerbaijão
Segundo a CEO da COP30, esses grupos estão conectados aos quatro grandes eixos principais e devem orientar o trabalho ministerial nos próximos dias. A expectativa é que as negociações avancem rumo a consensos que fortaleçam os resultados finais da conferência.