Credenciamento da sociedade civil para participar da COP 30 está aberto até 30 de setembro

Compartilhe
Foto: Raphael Luz / Agência Pará.

O Brasil quer reafirmar o seu histórico de participação social com uma delegação diversificada e representativa na 30ª Conferência das Partes (COP30). Por isso, estão abertas até o dia 30 de setembro as candidaturas de representantes da sociedade civil brasileira.

As inscrições podem ser apresentadas por meio do formulário disponível no Portal do Brasil Participativo e é limitado a uma resposta por CPF. O resultado da seleção será divulgado na primeira quinzena de outubro.

O processo de credenciamento é para representantes dos setores privados, da sociedade civil e dos representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de estados, municípios e do Distrito Federal. No caso da sociedade civil, podem se credenciar ONGs, movimentos sociais, redes, coletivos, povos e comunidades tradicionais, sindicatos e instituições acadêmicas.

A COP 30 acontece em Belém entre os dias 10 e 21 de novembro. Os selecionados terão acesso à Zona Azul, local onde ocorrem as negociações, reuniões técnicas e eventos paralelos.

O credenciamento de Povos Indígenas será feito através do Ciclo CoParente, que é organizado pelo Ministério dos Povos Indígenas, e foi desenvolvido para informar e qualificar a participação de lideranças sobre os debates e negociações que ocorrerão durante a COP30 da Mudança Climática em novembro, em Belém.