Cultura do açaí é tema de documentário produzido por jovens ribeirinhos das ilhas de Belém
Lançamento acontece nesta sexta-feira (19), na Ilha de Outeiro, na capital paraense.
A Casa Escola da Pesca, da Fundação Escola Bosque (Funbosque), na Ilha de Outeiro, em Belém, recebe nesta sexta-feira (19) a exibição do terceiro episódio da trilogia sobre como a cultura do açaí está presente na vida das comunidades ribeirinhas. A entrada é gratuita.
Produzida pelo projeto CinePesca, a trilogia iniciou em 2023 a partir de registros do Festival do Açaí, nas ilhas de Jutuba e Viçosa, na capital paraense. Em formato de documentário, o filme busca mostrar como o fruto do açaizeiro se relaciona com o cotidiano ribeirinho, seja na forta de alimento, fonte de renda e até mesmo enquanto traço marcante da identidade regional.
Para Renata Aguiar, educadora e idealizadora do projeto, as exibições viram momentos de encontros onde os moradores locais se reconhecem nas imagens e fazem do cinema um espaço de convivência em comunidade.
Além de lançar o documentário, o CinePesca promove a Mostra Ilhas, com a circulação de filmes pelas comunidades ribeirinhas. As sessões são feitas com projetor e telão, retomando o cinema como uma experiência coletiva, longe da tela individual do celular.
CINEPESCA
Criado em 2015, como um cineclube e escola de audiovisual, o projeto visa articular educação, cultura e audiovisual a partir do território, onde o cinema é uma ferramenta de escuta, memória e construção coletiva nas ilhas de Belém.
Com o objetivo de divulgar filmes produzidos pela juventude ribeirinha, por meio do projeto estudantes moradores dessas ilhas participam de oficinas sobre todas as etapas da produção de um filme e, a partir desse aprendizado, filmam as histórias levando a equipe até as suas comunidades, onde entrevistam familiares, vizinhos e lideranças locais.
SERVIÇO
Lançamento do terceiro episódio da trilogia sobre o Festival do Açaí.
Data/Horário: sexta-feira (19), às 9h.
Local: Casa Escola da Pesca da Fundação Escola Bosque (Funbosque) – Passagem São José, 50, Ilha de Outeiro, em Belém.
Entrada gratuita.
Mais informações no Instagram @cinepesca.