Delegação paraense de jiu-jítsu paralímpico conquista nove medalhas no Sul-Americano
A delegação de jiu-jítsu paralímpico do Pará fez história no último sábado (6), em Salvador, no Sul-Americano Oficial de ParaJiu-Jitsu. Com o apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), os sete atletas paraenses conquistaram um total de nove medalhas: quatro de ouro, duas de prata e três de bronze.
O desempenho garantiu ao time o quarto lugar geral da competição e, mais importante, a classificação para o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu da JJIF 2025, que acontecerá em novembro, em Bangkok, na Tailândia.
Mais de 200 atletas de todo o Brasil e de outros países sul-americanos participaram da competição. O evento foi uma realização conjunta da Federação Baiana de Jiu-Jitsu e MMA (FBJJMMA) e da Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo (FBJJP), com o apoio oficial da Ju-Jitsu International Federation (JJIF) e da World ParajiuJitsu Federation (WPJJF).
O presidente da Federação Paraense de Lutas e Paradesportos (FPLP), Dio Bastos, comemorou a conquista da equipe e destacou a importância do apoio do governo estadual. Ele ressaltou que, com menos de um ano de trabalho da FPLP, o time alcançou um resultado extraordinário, fruto de talento, dedicação e espírito coletivo.