Enem 2025: prazo para solicitar atendimento especializado vai até sexta-feira (6)

Compartilhe
Inscritos se deslocando para uma escola para fazer a prova
Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil

Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 que necessitam de atendimento especializado nos dois dias de prova devem fazer a solicitação até a próxima sexta-feira (6), no momento da realização da inscrição.

Conforme o edital, o estudante deve informar, no ato da inscrição, a condição que motiva o pedido de atendimento. As opções incluem: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, diabetes, gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar ou outra condição específica.

Para os casos de atendimento especializado, é necessário anexar um documento legível, em língua portuguesa, por meio da Página do Participante, contendo:
Nome completo do participante;
Diagnóstico com a descrição da condição e/ou o código correspondente à Classificação Internacional de Doenças (CID 10);
Assinatura e identificação do profissional responsável, com o respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), no Ministério da Saúde (RMS) ou em outro órgão competente.

Exceções
Os casos de lactantes e estudantes em classe hospitalar seguem orientações específicas. Com relação a internação hospitalar, o estudante deve apresentar declaração da instituição de saúde onde estiver em tratamento, confirmando a disponibilidade de infraestrutura adequada para a aplicação da prova.

Veja os principais recursos de acessibilidade:
Provas em braile;
Provas ampliadas ou superampliadas;
Sala individual;
Mobiliário adaptado;
Leitor de tela;
Tempo adicional;
Guia-intérprete.
Lactantes

A participante lactante deverá levar, nos dois dias de prova, um acompanhante adulto, que ficará em sala reservada e será responsável pela guarda do lactente. A criança não poderá entrar na sala de aplicação das provas.
O acompanhante da lactante será submetido à revista eletrônica com detector de metais e, durante a prova, qualquer contato entre ele e a candidata deverá ocorrer na presença de um fiscal.

Com informações da Agência Brasil.