Exposição celebra os 130 anos de amizade entre Brasil e Japão
Mostra ‘Netsuke Contemporâneos Esculpidos em Madeira’ pode ser visitada até 2 de outubro, na Galeria Fidanza, em Belém.
A Galeria Fidanza, no Museu de Arte Sacra, recebe a exposição “Netsuke Contemporâneos Esculpidos em Madeira” até o dia 2 de outubro. A mostra apresenta 63 peças de netsuke – pequenos prendedores de objetos usados tradicionalmente no vestuário japonês.
Realizada pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult) em parceria com o Consulado do Japão e a Fundação Japão, a exposição celebra os 130 anos de amizade entre Brasil e a Terra do Sol Nascente.
A mostra permite ao público interagir com parte das obras, que podem ser manuseadas, proporcionando uma experiência sensorial que valoriza a textura da madeira e as marcas do tempo, elementos da estética tradicional japonesa.
Netsuke
Originário do período Edo (1603–1868), o netsuke era um acessório funcional utilizado para prender pequenos objetos, como porta-fumos, aos quimonos. Com a ocidentalização do vestuário japonês, perdeu sua função utilitária, mas se consolidou como objeto de arte e colecionismo, preservando a riqueza cultural e a habilidade artesanal do Japão.
"A realização da exposição em Belém tem um enorme significado, especialmente neste ano de 2025 em que são celebrados os 130 anos de amizade entre Brasil e Japão. As obras apresentam parte do patrimônio cultural japonês e trazê-las ao Pará reforça esse laço histórico", disse Tomoio Sakamoto, cônsul principal do Japão em Belém.
Serviço
Exposição “Netsuke Contemporâneos Esculpidos em Madeira”.
Local: Galeria Fidanza – Museu de Arte Sacra do Pará (Rua Siqueira Mendes, 276 – Cidade Velha, Belém).
Visitação: Até 2 de outubro, de terça a quinta-feira, das 9h às 14h e de sexta a domingo, das 9h às 17h.
Entrada gratuita.