Ideflor-Bio seleciona voluntários para atividades ambientais no Parque Estadual do Utinga

Compartilhe
Imagem do Parque do Utinga
Foto: Reprodução/ Parque do Utinga

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio) vai abrir inscrições, de 21 a 31 de julho, para o programa de voluntariado em unidades de conservação. A primeira chamada é voltada exclusivamente ao Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, em Belém. A participação é gratuita e o formulário estará disponível no site oficial do instituto.

Com foco em educação ambiental e uso público, o programa busca engajar estudantes e profissionais das áreas de Pedagogia, Biologia, Turismo, Ciências Naturais e afins em ações voltadas à conservação da biodiversidade. Os voluntários selecionados atuarão no atendimento ao público visitante, especialmente alunos da rede pública, auxiliando em atividades de sensibilização ambiental dentro da unidade de conservação.

Ao todo, serão ofertadas 20 vagas e a duração do trabalho é de um ano. Os voluntários poderão atuar nos turnos da manhã e tarde, de segunda a sexta-feira, conforme a disponibilidade. Todos os participantes receberão treinamento e, ao final, um certificado emitido pelo Ideflor-Bio. O processo seletivo será feito por análise curricular, com pontuação baseada em critérios como formação acadêmica, experiência e participação em cursos e projetos ambientais.

Para se candidatar, é necessário preencher o formulário de inscrição, anexar documentos como declaração de vínculo estudantil, diploma ou certificado (se aplicável), além de apresentar cópias do RG, CPF, ficha médica, termo de adesão e de conhecimento de risco. O resultado final será divulgado no dia 11 de agosto no site do Ideflor-Bio.

Serviço
Programa de Voluntariado – Parque Estadual do Utinga

Inscrições: 21 a 31 de julho no site
Local: Parque Estadual do Utinga – Av. João Paulo II, S/N – Curió-Utinga, Belém
Público-alvo: Estudantes ou profissionais das áreas de Pedagogia, Biologia, Turismo, Ciências Naturais e afins.
Vagas: 20

Mais informações no edital

Com informações da Ascom Ideflor-bio