Instalações artísticas expostas em Belém convidam a uma reflexão sobre as questões climáticas
As obras “Eggcident”, do holandês Henk Hofstra, e “A Onda”, de Eduardo Baum, podem ser visitadas gratuitamente até o dia 21 de novembro.
Como parte da agenda cultural durante a realização da COP 30, o Boulevard da Gastronomia e o Complexo Ver-o-Rio, em Belém, recebem até o dia 21 de novembro a programação da Virada Sustentável com as exposições das instalações artísticas “Eggcident”, do holandês Henk Hofstra, e “A Onda”, de Eduardo Baum. A visitação é gratuita.
As duas obras já foram expostas em São Paulo e Rio de Janeiro e convidam o público a uma reflexão sobre a crise climática e os impactos do descarte irregular de lixo.
Montada no Boulevard da Gastronomia, “Eggcident” apresenta ovos gigantes fritando sob o sol, como forma de alertar para o aquecimento global, a necessidade da mudança de hábitos e da redução e emissões dos gases de efeito estufa.

Já o Complexo Ver-o-Rio está recebendo “A Onda”. Feita com aproximadamente 30 mil resíduos plásticos coletados por cooperativas de reciclagem, a instalação tem a forma de uma grande onda do mar azul que denuncia o problema do lixo plástico nos rios e oceanos e a necessidade de se fortalecer a economia circular.

VIRADA SUSTENTÁVEL
Realizada há 15 anos e com 55 edições em várias cidades brasileiras, a Virada Sustentável promove em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) rodas de conversas e experiências criativas para aproximar o público de temas como mudança do clima, consumo consciente e biodiversidade.
SERVIÇO:
Instalações da Virada Sustentável em Belém.
“Eggcident”, de Henk Hofstra.
Local: Boulevard da Gastronomia (Boulevard Castilhos França, Campina, em Frente à Estação das Docas).
Visitação até o dia 21 de novembro.