Kamara Kó Galeria recebe a exposição ‘Desde que o Mundo é Mundo’
Abordando os rituais do cuidado e dos saberes ancestrais femininos, a mostra reúne obras da fotógrafa, arte-educadora e doula paraense Débora Flor.

A Kamara Kó Galeria, em Belém, abre ao público neste domingo (1º), a exposição “Desde que o Mundo é Mundo”, reunindo fotografias artesanais, arte têxtil, objetos e sons da fotógrafa, arte-educadora e doula paraense Débora Flor. A mostra tem entrada gratuita e integra a programação do 56º Circular Campina Cidade Velha.
Partindo da experiência íntima da artista com o parto e a maternidade, bem como da escuta e aprendizado com parteiras, doulas e sabedorias tradicionais do Brasil, “Desde que o Mundo é Mundo” convida o público a uma viagem sensorial e simbólica em torno dos rituais femininos de cuidado, nascimento e ancestralidade.
A exposição é resultado de uma pesquisa feita por Débora que, após ter experimentado a maternidade, viu despertar um novo olhar para as práticas ancestrais do cuidado e do nascimento. Assim, a artista percorreu territórios como o Marajó e o Rio Tapajós, no Pará; a Chapada Diamantina, na Bahia e Florianópolis (SC), onde vivenciou saberes populares ligados à perinatalidade, o uso de ervas medicinais e rituais femininos.
Dessas experiências resultou uma instalação imersiva que aborda diferentes linguagens, além de obras de artistas convidados que ampliam o diálogo sobre os modos de nascer e cuidar.
Serviço:
Exposição “Desde que o Mundo é Mundo”.
Abertura: domingo, 1º de junho, às 10h.
Visitação: até o dia 21 de junho, de quarta a sexta-feira, de 14h às 18h e aos sábados, das 10h às 13h.
Local: KamaraKó Galeria – Trav. Frutuoso Guimarães, 611, Campina, Belém – PA.
Entrada gratuita.