‘Manas’ disputa o prêmio de Melhor Filme Ibero-Americano no Prêmio Goya

Compartilhe
Filme Manas (Foto: Divulgação)
Filme Manas (Foto: Divulgação)

O longa ‘Manas’, produzido na Ilha do Marajó (PA) com direção de Mariana Brennand, foi indicado ao prêmio de Melhor Filme Ibero-Americano na 40ª edição do Prêmio Goya, considerado o Oscar espanhol. A seleção foi realizada pela Academia Brasileira de Cinema, que designou a produção para representar o país na premiação.

A obra brasileira vai disputar a estatueta com os seguintes filmes: "Belén: Uma história de injustiça" (Argentina), "O olhar misterioso do flamingo" (Chile), "Um poeta" (Colômbia) e "La Piel del Agua" (Costa Rica). A cerimônia de premiação está marcada para 28 de fevereiro, em Barcelona, na Espanha.

Estrelado por Jamille Correa (Marcielle/Tielle), Dira Paes (Aretha), Rômulo Braga (Marcílio) e Fátima Macedo (Danielle), "Manas" acompanha a história de Marcielle, uma menina de 13 anos, moradora do Marajó. Apesar da pouca idade, ela demonstra força na luta pela sobrevivência própria e da irmã, enfrentando abusos sexuais cometidos pelo pai e a exploração nas balsas que circulam pelos rios da região.

Reconhecimento internacional 

Ao longo de sua trajetória, o filme já recebeu diversos prêmios internacionais, entre eles o prêmio máximo da Jornada dos Autores, mostra competitiva paralela do Festival de Veneza 2024; o Women in Motion, dedicado a novos talentos femininos, concedido à diretora Mariana Brennand no Festival de Cannes 2025; e o Prêmio Especial do Júri na Première Brasil do Festival do Rio 2024.

Origem do projeto 

O projeto surgiu quando Mariana Brennand tomou conhecimento de casos de exploração sexual de crianças nas balsas do Rio Tajapuru, na Ilha do Marajó (PA). Após vencer um edital de desenvolvimento de roteiro promovido pela Agência Nacional de Cinema (Ancine), em 2014, a diretora iniciou uma série de pesquisas de campo, incluindo diversas viagens à região, para desenvolver o filme com realismo e sensibilidade.