Morre Mestre Lourival Igarapé, um dos grandes nomes do carimbó paraense
O carimbó paraense está em luto. Morreu nesta quinta-feira (7), em Belém, o cantor, compositor e percussionista Mestre Lourival Igarapé, aos 74 anos de idade. Ele estava internado em um hospital na capital paraense e a informação de sua morte foi divulgada na manhã desta sexta-feira (8).
Nascido na comunidade do Caripi, em Igarapé-Açú, região do Salgado, Mestre Lourival dedicou mais de 30 anos de sua vida ao carimbó e à divulgação da música popular paraense.
Além de cantar e tocar, ele desempenhou papel importante na divulgação da cultura popular nortista no distrito de Icoaraci, em Belém, onde viveu e ajudou a criar e manter uma escolinha de carimbó voltada a crianças.
Em 2024, lançou “Queimadas”, seu primeiro EP totalmente autoral e que teve a participação de 32 carimbozeiros de diferentes gerações. Inovador, o álbum trouxe ao público a mensagem pela preservação da natureza e da cultura popular e sua faixa título chegou a ser gravada por artistas como Nazaré Pereira e Lauvaite Penoso.
O corpo do músico está sendo velado na Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, no distrito de Icoaraci, na capital paraense, e o enterro acontece neste sábado (9), em Igarapé-Açu, sua terra natal.