Casa das artes apresenta roda de cinema sobre a obra de Cacá Diegues

Compartilhe
Evento acontece em parceria com o Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) e também inclui debates sobre os filmes “Nosferatu” e “Anora”.

Foto: TV Brasil / Arquivo.

Na próxima segunda-feira (31), a Casa das Artes, em Belém, recebe mais uma edição da sua tradicional roda de cinema, que desta vez homenageará o legado do cineasta brasileiro Cacá Diegues, falecido no último dia 14 de fevereiro, aos 84 anos.

Ressaltando o significativo legado de Diegues para o cinema brasileiro, o evento vai explorar temas centrais em sua obra cinematográfica, como desigualdade social, religiosidade e identidade nacional.

Após a imersão na obra de Cacá Diegues, o debate se expande para contrastar dois filmes de estilos e gêneros diversos, ambos exibidos no Cine Líbero Luxardo, na Fundação Cultural do Pará: “Nosferatu”, de Robert Eggers, uma releitura do clássico expressionista de 1922 dirigido por Friedrich Murnau; e “Anora”, de Sean Baker, vencedor de cinco Oscars na última edição, incluindo Melhor Direção e Roteiro Original.

CACÁ DIEGUES

Com uma carreira de mais de cinco décadas, Carlos José Fontes Diegues, o Cacá Diegues, foi um dos fundadores do Cinema Novo, atuando como roteirista, produtor e cineasta. Sua trajetória marcou diversos momentos importantes do cinema brasileiro.

Com sua abordagem realista e social, entre as obras do cineasta destacam-se filmes como “Bye Bye Brasil” (1979), “Xica da Silva” (1976) e “Deus é Brasileiro” (2003″) que demonstram sua habilidade em combinar crítica social, estética inovadora e elementos da cultura popular do Brasil.

Serviço:

Roda de Cinema em homenagem a Cacá Diegues.

Data/Horário: segunda-feira (31), a partir das 18h30.

Local: Casa das Artes (Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, nº 236, Nazaré, Belém – PA).

Entrada gratuita.