Curro Velho inscreve para curso gratuito de Luteria
Capacitação é uma oportunidade para quem deseja adentrar os universos da construção e reparo de instrumentos musicais

Interessados em aprender sobre os ofícios de construir e consertar instrumentos musicais podem se inscrever para o curso gratuito de Luteria promovido pelo Núcleo de Oficinas Curro Velho, em Belém. As vagas são limitadas a 10 participantes selecionados a partir da análise de currículo e entrevista presencial. As inscrições podem ser feitas pela internet, acessando este link
As formações serão dadas pelo luthier Márcio Corrêa e terá dois módulos: o primeiro de 14 de abril a 30 de junho e o segundo de 1º de agosto a 14 de outubro, com aulas diárias das 9h às 12h, totalizando 300 horas de capacitação.
A oficina de Luteria é uma oportunidade única para quem quer mergulhar no universo da construção de instrumentos musicais, unindo tradição e inovação. Além de formar novos profissionais, a iniciativa fortalece a cadeia produtiva da cultura no Pará, valorizando nossos saberes locais e abrindo portas para um mercado que cresce a cada dia, disse Andrei Miralha, coordenador de oficinas do Curro Velho.
O curso é uma parceria com a Confloresta (Associação Brasileira de Empresas Concessionárias Florestais), que doou a madeira certificada que será utilizada nas aulas. A iniciativa oferece bases técnicas para a construção, manutenção e reparo de instrumentos musicais, contribuindo para a profissionalização de novos artesãos no estado.
A arte secular da Luteria
A construção e o restauro de instrumentos de corda têm ganhado cada vez mais adeptos no Brasil, impulsionada por escolas especializadas e pela valorização do trabalho artesanal. Com um mercado em expansão, seja na produção de instrumentos novos ou na conservação de peças históricas, a área surge como uma alternativa criativa para músicos, marceneiros e entusiastas que desejam transformar madeira em arte e som.
Texto elaborado com informações da Agência Pará.