“Ritas”: documentário sobre Rita Lee chega ao Cine Líbero Luxardo
Programação da semana também inclui a volta do premiado “Manas” e sessões restauradas de “Saneamento Básico” e “Ilha das Flores”.

A partir desta quinta-feira (5), o Cine Líbero Luxardo, em Belém, recebe a aguardada estreia do documentário “Ritas”, que traz um retrato íntimo e inédito da trajetória da cantora Rita Lee. A exibição integra uma programação especial que segue até o dia 11 de junho e que também conta com a volta do premiado “Manas” e sessões restauradas de “Saneamento Básico” e “Ilha das Flores”.
“Ritas”
Dirigido por Oswaldo Santana e Karen Harley, “Ritas” (2025) é narrado pela própria cantora e vai além dos palcos para explorar sua vida pessoal, sua relação com a arte, e o impacto cultural de sua presença na música brasileira, especialmente no rock nacional, onde Rita Lee foi pioneira na quebra de paradigmas e na representatividade feminina. A produção é construída a partir de depoimentos, imagens raras e entrevistas, transformando-se em uma homenagem potente e sensível à artista.
“Manas”
Detentor de 20 prêmios internacionais, incluindo o de Melhor Direção no Festival de Cinema de Veneza, “Manas”, da diretora Marianna Brennand, volta à programação do cinema. O filme aborda, com sensibilidade e firmeza, a realidade do abuso sexual enfrentado por mulheres da região do Marajó, no Pará. A obra acompanha a jornada de superação e resistência das protagonistas, que buscam romper com o ciclo de violência e reconstruir suas vidas em meio a um contexto social adverso.
“Saneamento Básico” e “Ilha das Flores”
Completando a programação, o Cine Líbero Luxardo traz de volta duas produções icônicas do cinema nacional em versões restauradas em qualidade 4K, são eles: “Saneamento Básico, o Filme” (2007) e “Ilha das Flores” (1989).
Estrelado por Fernanda Torres, Wagner Moura e Camila Pitanga, “Saneamento Básico” leva ao público uma crítica bem-humorada sobre a ausência de políticas públicas. Na trama, moradores de uma comunidade decidem produzir um vídeo com os únicos recursos disponíveis para tentar resolver um problema real de saneamento: a construção de uma fossa séptica.
Na mesma linha de crítica social, o curta-metragem “Ilha das Flores”, dirigido por Jorge Furtado, aborda com ironia e impacto temas como consumismo, desigualdade social e dignidade humana, tendo como ponto de partida o trajeto de um simples tomate. A obra é amplamente estudada em escolas e universidades, sendo um marco do cinema político e experimental no Brasil.
Confira abaixo a programação completa:
- 05/06 (quinta-feira)
16h: SANEAMENTO BÁSICO + ILHA DAS FLORES
18h25: MANAS
20h25: RITAS
- 06/06 (sexta-feira)
16h: RITAS
17h40: SANEAMENTO BÁSICO + ILHA DAS FLORES
20h05: MANAS
- 07/06 (sábado)
16h: MANAS
18h: RITAS
19h40: SANEAMENTO BÁSICO + ILHA DAS FLORES
- 08/06 (domingo)
16h: SANEAMENTO BÁSICO + ILHA DAS FLORES
18h25: MANAS
20h25: RITAS
- 09/06 (segunda-feira)
16h: RITAS
17h40: SANEAMENTO BÁSICO + ILHA DAS FLORES
20h05: MANAS
- 10/06 (terça-feira)
16h: MANAS
18h: RITAS
19h40: SANEAMENTO BÁSICO + ILHA DAS FLORES
- 11/06 (quarta-feira)
16h: SANEAMENTO BÁSICO + ILHA DAS FLORES
18h25: MANAS
20h25: RITAS
Serviço:
O Cine Líbero Luxardo fica na Avenida Gentil Bittencourt, nº 650, Bairro Nazaré – Belém (PA).
Ingressos com pagamento apenas em dinheiro na bilheteria, com direito à meia-entrada para estudantes. Inteira: R$ 12,00 | Meia: R$ 6,00.
A bilheteria abre uma hora antes das sessões. Lotação: 98 lugares.
Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas na sala de exibição.