‘Desafio Liga Jovem’: maior competição tecnológica escolar do país é lançada no Pará
Em sua 3ª edição, o evento visa estimular estudantes e professores a utilizarem a tecnologia para a solução de problemas em suas comunidades ou nas escolas.

A terceira edição do Desafio Liga Jovem (DLJ), a maior competição de empreendedorismo tecnológico nas escolas do Brasil, foi lançada no Pará pelo Sebrae na última sexta-feira (6) e terá a cidade de Belém, pela primeira vez, como sede da grande final nacional.
A DLJ é aberta a estudantes matriculados em 2025, do 8º ano do ensino fundamental ao tecnológico e superior, de instituições de ensino públicas ou privadas de todo o Brasil. O evento estimular alunos e professores a inscreverem projetos criativos e inovadores com o uso da tecnologia para solucionar problemas identificados nas comunidades ou nas suas escolas.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site oficial da competição até o dia 30 de junho.
A expectativa do Sebrae/PA é que a final nacional reúna na capital paraense este ano 405 alunos e 81 professores divididos em 81 equipes. Os vencedores receberão mais de R$ 600 mil em prêmios, como notebooks e celulares, além de viagens nacionais e internacionais com todas as despesas pagas para mais de 500 estudantes e professores.
Pará foi Campeão Regional em 2024
No ano passado a equipe paraense “Terra Viva”, formada pelas estudantes Saphyra Aguiar, Jaqueline Freitas e Sofia Silva, além da professora Cleonice Dourado, da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, foi a vencedora da etapa regional, ficando como finalista nacional. O grupo idealizou o projeto Viva Eco, que transforma garrafas PET em bancos ecológicos por meio de biotijolos, visando reduzir resíduos sólidos urbanos.
Com informações da Agência Sebrae.