Rota turística Belém-Bragança é reconhecida como destino turístico pelo Governo Federal
Rota liga 13 cidades entre a capital do Pará e a histórica cidade Bragança e passará a receber apoio dos programas oficiais da União voltados ao Turismo.

A Rota Turística Belém-Bragança, no Pará, se tornou oficialmente mais um destino turístico estruturado por lei, com o reconhecimento do Governo Federal. A conquista veio por meio da sanção da Lei nº 15.144/2025, em cerimônia realizada na última segunda-feira (9), em Brasília (DF).
O evento contou com as presenças do presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, do ministro do Turismo, Celso Sabino e de prefeitos de quatro municípios paraenses, entre eles o prefeito de Bragança, Mário Júnior.
Com 223 quilômetros de extensão, a Rota Turística Belém-Bragançaconecta 13 cidades, unindo a capital do estado, ao município de Bragança, localizado no Nordeste do Pará. Com a sanção da lei, a rota que já é considerada patrimônio cultural e imaterial dos paraenses, passa a receber mais apoio dos programas oficiais da União, ampliando o reconhecimento nacional e internacional das potencialidades turísticas do Pará.
Ao longo do percurso, a Rota permite aos visitantes o contato com ricas paisagens naturais, imersões em comunidades rurais, casarios centenários, além das relíquias da antiga Estrada de Ferro Belém-Bragança, um dos principais eixos de integração regional durante o Ciclo da Borracha nos séculos XIX e XX.
Outros pontos a destacar na Rota Turística é o contato dos viajantes com a gastronomia regional, como o açaí das áreas de várzea, bem como com o município de Bragança, uma das cidades paraenses mais antigas e que este ano completa 412 anos de fundação, com rica cultura e patrimônio histórico.