WhatsApp exibirá anúncios de empresas aos usuários e terá canais pagos por assinatura
Mudanças foram anunciadas na última segunda-feira (16). Saiba como isso vai funcionar.

Propagandas no aplicativo e a opção para que administradores de canais cobrem os usuários por acesso a conteúdo exclusivo e paguem para terem mais destaque. Essas são as novidades anunciadas pelo WhatsApp na última segunda-feira (16) para o aplicativo de mensagens.
Os anúncios de empresas aparecerão a quem acessa postagens com atualizações de status feitas pelos usuários, que ficam na aba “Atualizações”, e que são semelhantes aos Stories do Instagram.
Ainda de acordo com o WhatsApp, na aba “Conversas” não haverá propagandas e as mensagens não serão usadas para direcionar propagandas. Além disso, o número do telefone do usuário não será vendido ou compartilhado com anunciantes.
Informações sobre usuários
Apesar de não saber o que cada pessoa fala no aplicativo, o WhatsApp pode identificar quais são os interesses do usuário, a partir dos canais que são seguidos e como cada um interage com anúncios.
A propaganda também poderá considerar informações técnicas, como o modelo do aparelho celular, o tipo da conexão com a internet e a localização geral (por exemplo, cidade e país, mas não o endereço exato).
Outra fonte de informações sobre usuários é a Central de Contas, usada para integrar perfis de plataformas da Meta (Instagram, Facebook e WhatsApp). Para quem possui essa opção ativada, o aplicativo usará dados das outras contas para direcionar anúncios.