'O Silêncio das Ostras' na programação do Cine Líbero Luxardo desta semana

Compartilhe
Frame do Filme
Foto: Divulgação

O Cine Líbero Luxardo apresenta uma nova seleção de filmes que convida o público a refletir sobre temas urgentes e universais como injustiça social, deslocamentos forçados e catástrofes ambientais, além de trazer um suspense nacional. Os destaques da semana são os longas “Silêncio das Ostras”, “Ernest Cole: Achados e Perdidos”, “Em Rumo a uma Terra Desconhecida” e o nacional “Prédio Vazio”, todos com sessões na programação da sala paraense.

O longa “O Silêncio das Ostras” marca a estreia na ficção do premiado documentarista Marcos Pimentel. O filme mistura cenas reais e ficcionais para retratar os impactos dos crimes ambientais em Minas Gerais, especialmente os rompimentos de barragens em Mariana e Brumadinho. A história acompanha Kayllane, interpretada por Lavínia Castelari, jovem criada em uma vila operária que, após uma série de perdas, tenta resistir ao colapso social e emocional que a cerca. A atriz Bárbara Colen também integra o elenco.

Outro destaque é o documentário “Em Rumo a uma Terra Desconhecida”, do cineasta Mahdi Fleifel. A trama acompanha dois primos palestinos refugiados na Grécia que sonham em recomeçar a vida na Alemanha. Na tentativa de escapar da marginalização e alcançar seus objetivos, recorrem a métodos arriscados, como a compra de passaportes falsos. O diretor já havia ganhado reconhecimento com “O Mundo que Não é Nosso”, premiado no Festival de Berlim.

Na mesma linha de resistência política, “Ernest Cole: Achados e Perdidos” resgata o acervo esquecido do primeiro fotógrafo negro sul-africano a denunciar internacionalmente os horrores do apartheid. Dirigido por Raoul Peck, conhecido pelo impactante “Eu Não Sou Seu Negro”, o documentário revisita a importância histórica e estética da obra de Cole, trazendo à tona registros inéditos de um dos períodos mais violentos da África do Sul.

O horror como metáfora em "Prédio Vazio"

Também em cartaz está o terror psicológico “Prédio Vazio”, dirigido por Rodrigo Aragão. O longa acompanha Luna (Lorena Corrêa), jovem que no último dia de carnaval inicia uma busca desesperada pela mãe desaparecida. A investigação a leva a um antigo prédio aparentemente abandonado, onde forças sobrenaturais começam a se manifestar. O filme propõe uma leitura simbólica do medo com segredos obscuros e presenças sobrenaturais.

Programação

Dia 26/06- quinta-feira
16h: Prédio Vazio
17h35: Em Rumo a uma Terra Desconhecida
19h35: O Silêncio das Ostras

Dia 27/06 - sexta-feira
16h: O Silêncio das Ostras
18h25: Prédio Vazio
20h: Ernest Cole: Achados e Perdidos

Dia 28/06 - sábado
15h40: Ernest Cole: Achados e Perdidos
17h40: O Silêncio das Ostras
20h: Em Rumo a uma Terra Desconhecida

Dia 29/06 - domingo
15h40: Em Rumo a uma Terra Desconhecida
17h40: Ernest Cole: Achados e Perdidos
19h40: O Silêncio das Ostras

Dia 30/06 - segunda-feira
16h: Prédio Vazio
17h35: Em Rumo a uma Terra Desconhecida
19h30: Projetos Janelas: Matriarcas da Amazônia

Dia 01/07 - terça-feira
16h: O Silêncio das Ostras
18h25: Prédio Vazio
20h: Ernest Cole: Achados e Perdidos

Dia 02/07 - quarta-feira
16h20: Prédio Vazio
18h: Ernest Cole: Achados e Perdidos
20h: Em Rumo a uma Terra Desconhecida

Serviço
Cine Líbero Luxardo - Programação semanal 

Dias: 26 a 2 de julho
Local: Cine Líbero Luxardo - Av. Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré, Belém
Ingresso: Inteira: R$ 12,00 | Meia: R$ 6,00. Pagamento apenas em dinheiro.

Com informações da Agência Pará