Programa de voluntariado da COP 30 agora aceita adolescentes; inscrições começam nesta terça (1)
Adolescentes de 16 a 17 anos que moram na Região Metropolitana de Belém agora podem se candidatar para atuar como voluntários na COP 30. O novo edital, publicado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), amplia as oportunidades de participação no evento e busca envolver a juventude em uma das maiores conferências climáticas do mundo.
As inscrições começam nesta terça-feira (1º) e seguem até 11 de julho, por meio do site www.sectet.pa.gov.br ou no portal www.voluntarioscop30.pa.gov.br. Para menores de idade, a inscrição exige autorização dos pais ou responsáveis legais, via assinatura do termo de adesão específico.

O processo também reabre a seleção para quem perdeu a primeira oportunidade e mantém cotas de 5% para pessoas com deficiência e 20% para indígenas e quilombolas. Os candidatos devem ter boa comunicação, proatividade, organização, capacidade de resolver problemas e disponibilidade para os horários da conferência, que acontece entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém.
Todos os selecionados passarão por um curso de capacitação com 120 horas, dividido em seis módulos, abordando temas como mudanças climáticas, turismo, comunicação intercultural e dinâmica de grandes eventos. A certificação será obrigatória para atuar durante a COP30 marcada para ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém.
Serviço
Voluntários COP 30 - 2º EDITAL
Inscrições: de 1º a 11 de julho
Público-alvo: adolescentes de 16 e 17 anos residentes na Região Metropolitana de Belém (com autorização dos responsáveis) e demais interessados que não participaram da primeira seleção.
Onde se inscrever: www.sectet.pa.gov.br ou www.voluntarioscop30.pa.gov.br
Com informações da Agência Pará