Rede social sucesso nos anos 2000, Orkut se prepara para voltar em 2025

Compartilhe
foto: foto
Foto: Divulgação

O Orkut, uma das redes sociais mais icônicas dos anos 2000, está se preparando para um retorno ainda neste ano e com uma proposta renovada. O anúncio ocorreu durante o evento Rio Innovation Week e partiu do próprio criador da plataforma, o turco Orkut Büyükkökten.

Segundo o próprio “pai” do Orkut, a nova versão não será apenas uma cópia do original. A aposta é em um modelo que prioriza a autenticidade e a privacidade, afastando-se dos algoritmos que dominam as redes sociais de hoje.

A expectativa é que o Orkut 2.0 recupere a essência que fez da primeira versão um fenômeno cultural, especialmente no Brasil, onde foi imensamente popular. As comunidades, os scraps e os depoimentos que faziam com que os usuários passassem horas conectados, serão resgatados.

Elementos nostálgicos à parte, as novidades incluem tecnologias mais modernas, como inteligência artificial e algoritmos inteligentes, que visam melhorar a experiência sem comprometer a privacidade dos usuários.

Além disso, a grande proposta da novidade é promover um ambiente digital mais saudável, onde a interação entre os usuários seja genuína, sem o foco em métricas de engajamento e interesses comerciais, contrastando com as redes atuais que frequentemente priorizam publicidade e conteúdo patrocinado.

Ainda não há uma data de lançamento oficial do novo Orkut. Contudo, a previsão é que o Brasil será prioridade no lançamento da plataforma, já que o país foi responsável pelo grande sucesso alcançado pela rede social no início dos anos 2000.