Ministério da Saúde abre consulta pública sobre vacina contra meningite B no SUS

Compartilhe
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil.

O Ministério da Saúde abriu nesta quinta-feira (31) uma consulta pública para discutir a inclusão da vacina contra a meningite tipo B no Sistema Único de Saúde (SUS). O imunizante protege contra o meningococo do tipo B, uma das bactérias mais perigosas e comuns entre os casos de meningite. Atualmente, essa vacina só está disponível na rede privada, enquanto o SUS oferece proteção contra outros quatro tipos da doença.

A meningite meningocócica é uma inflamação nas membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A doença tem rápida evolução e pode ser fatal. Só em 2025, o Brasil já registrou 2.357 casos de meningite bacteriana, com 454 mortes. Além da alta letalidade, muitos sobreviventes ficam com sequelas graves, como surdez, amputações ou comprometimentos neurológicos.

A proposta de incorporação da vacina foi feita pela farmacêutica GSK e apresentada à Conitec, comissão que avalia novas tecnologias para o SUS. A empresa estima um custo de R$ 6,1 bilhões em cinco anos, mas defende que a inclusão pode reduzir gastos com internações e tratamentos. A consulta pública ficará disponível por 20 dias no site da comissão, e as contribuições recebidas vão ajudar na decisão sobre a recomendação ou não da vacina.

Com informações da Agência Brasil.

Tags