Belém recebe 1º Simpósio de Neurodiversidade na Amazônia em setembro

Compartilhe
Arte: Reprodução / Freepik.

No mês de setembro, Belém será palco do 1º Simpósio de Neurodiversidade na Amazônia – Conectando saberes e vivências sobre neurodiversidade e cuidado. O evento reúne pesquisadores, profissionais de saúde, instituições e pessoas neurodivergentes para discutir inclusão, ciência e inovação no século XXI.

O evento está com inscrições abertas e vai contar com a presença de estudantes, que podem se inscrever para a modalidade presencial ou online, profissionais e também com familiares de pessoas com laudo. As inscrições variam entre R$ 30,00 e R$ 160,00 e podem ser feitas no site do evento.

 

Programação

A abertura contará com a Palestra Magna “Cérebros Diferentes, Futuros Possíveis: Neurodiversidade e os Desafios do Nosso Tempo”, ministrada pelo neurologista e pesquisador Prof. Dr. Li Li Min, referência internacional na área.

Na conferência, o especialista vai abordar a neurodiversidade como um eixo estratégico para repensar saúde, educação, políticas públicas e sustentabilidade. Partindo de experiências clínicas e de pesquisa, ele mostrará como cérebros neurodivergentes, de pessoas autistas, com TDAH, epilepsia ou dislexia, ainda enfrentam exclusão de diagnósticos, tratamentos e oportunidades. Ao mesmo tempo, destacará o potencial criativo e cognitivo dessas mentes para enfrentar desafios globais, como a crise climática.

A programação do simpósio inclui debates interdisciplinares, apresentação de evidências sobre tratamentos inovadores, discussões sobre epilepsia no espectro da neurodivergência, além de espaços para dar visibilidade às vivências de pessoas neurodivergentes. O objetivo é combater o estigma social, fortalecer a inclusão e ampliar a compreensão da pluralidade cognitiva como valor evolutivo e social.

Sobre o palestrante

O Prof. Dr. Li Li Min é médico, neurocientista e professor titular da UNICAMP, com mais de 200 artigos científicos publicados. Fundador da ONG ASPE, atua também como coordenador de Inovação do CPDI Ibrachina Ibrawork, no Parque Tecnológico da UNICAMP. Reconhecido como Embaixador da Epilepsia pela ILAE e IBE desde 2013, lidera projetos que unem neurociência, saúde pública e sustentabilidade.


Serviço

1º Simpósio de Neurodiversidade na Amazônia – Conectando saberes e vivências sobre neurodiversidade e cuidado

Data: 27 e 28 de setembro

Hora: A partir das 18h.

Local: Auditório do Edifício Infinity Corporate - Tv. Barão do Triunfo, 3540A - Marco, Belém – PA.

Tags