9ª Mostra de Cinema da Amazônia retorna a Marabá com sessões gratuitas

Compartilhe
Foto: Laís Teixeira (Filme "Boiuna")

A 9ª Mostra de Cinema da Amazônia retorna a Marabá com sessões gratuitas até 28 de setembro, incluindo exibições especiais no Teatro Eduardo Abdelnor como parte do Marabá Jazz Festival. O evento, que já passou por Parauapebas e Canaã dos Carajás, leva 60 filmes a praças, escolas e outros espaços públicos da cidade, promovendo o audiovisual da região Norte.

A mostra apresenta 60 produções, entre curtas, longas, videoclipes e animações, além de debates com realizadores locais. O objetivo é valorizar a produção audiovisual da região Norte e ampliar o acesso do público às obras.

Entre os destaques estão A Queda do Céu, de Eryk Rocha; Segredos de Putumayo, de Aurélio Michiles; Amazônia, A Nova Minamata?, de Jorge Bodanzky; Não Haverá Mais História Sem Nós, de Priscila Brasil; Amazônia Groove, de Bruno Murtinho; e o premiado Boiuna, de Adriana de Farias. 

Também será exibido o documentário "Mestre Damasceno – A Trajetória de um AfroMarajoara”, de Guto Nunes, em homenagem ao mestre da cultura popular amazônica.

Sobre a mostra

Criada em 2005, a Mostra de Cinema da Amazônia já passou por cinco países e 20 cidades, exibindo mais de 280 filmes ao longo de 20 anos. A 9ª edição é realizada pelo Instituto Cultural Amazônia Brasil e pela produtora Mekaron Filme, com recursos da Lei Paulo Gustavo e apoio do Governo do Pará.


Serviço

9ª Mostra de Cinema da Amazônia

Datas: 26 a 28 de setembro de 2025
Sessões: 7h30 às 8h30 | 9h às 10h | 14h30 às 15h30 | 16h às 17h
Local: Marabá (PA) – em praças e escolas
Público: Livre
Entrada Gratuita

Com informações da Agência Pará