Exposição ‘Um rio não existe sozinho’ abre temporada de eventos culturais da COP 30 no Museu Goeldi
Mostra do Instituto Tomie Ohtake reúne obras de nove artistas e um escritório de arquitetura ficará exposta em 10 espaços do Parque Zoobotânico, em Belém.
O Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém, recebe a partir desta sexta-feira (3), a exposição “Um rio não existe sozinho”. Com intervenções artísticas criadas pelo Instituto Tomie Ohtake, as obras estarão distribuídas em 10 espaços integrados aos 5,4 hectares de área do Parque.
A mostra poderá ser visitada até o dia 30 de dezembro de 2025 e, além de marcar a retomada da visitação pública ao Parque Zoobotânico do Goeldi, é um dos vários eventos que ocorrem no contexto da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, e que terão o Museu Goeldi como instituição anfitriã, realizadora ou parceira.
Exposição Adaptada e Visitas Guiadas
A mostra coletiva reúne nove artistas de diferentes regiões do Brasil e um escritório de arquitetura que tiveram o Parque Zoobotânico do Goeldi como inspiração. As obras foram concebidas de forma adaptada ao ambiente, respeitando a fauna livre e a vegetação do Parque que possui 130 anos de existência.
Com as curadorias de Sabrina Fontenele e Vânia Leal, “Um rio não existe sozinho” convida à reflexão sobre a vida em um tempo de crise climática e é uma forma de imaginar, junto com artistas e saberes tradicionais, possibilidades de existência mais generosas e sustentáveis, disse Sabrina.
Programação de Abertura
Na abertura da exposição, dia 3 de outubro, entre 9h30 e 12h30, no auditório do Pavilhão Eduardo Galvão, acontecem três mesas de diálogos com diferentes artistas e mediadores. A Programação é a seguinte:
9h - Gustavo Caboco, Sallisa Rosa e DebaTacana, com mediação de Sabrina Fontenele;
10h - Elaine Arruda, Rafael Segatto e Mari Nagem, mediados por Vânia Leal; e
11h - PV Dias, Noara Quintana e Francelino Mesquita, com mediação de Ana Roman, superintendente artística do Instituto Tomie Ohtake.
Entre 15h e 16h30 - O público é convidado para uma visita guiada pela mostra, com a participação dos artistas expositores.
Serviço
Exposição “Um rio não existe sozinho”.
Data: de 03 de outubro a 30 de dezembro de 2025.
Local: Parque Zoobotânico do Museu Goeldi (Avenida Gov. Magalhães Barata, 376 - São Brás, Belém – PA).
Visitação: de quarta a domingo, das 9h às 16h.
Ingressos a R$ 3,00 na bilheteria do Parque.
Mais informações sobre a mostra e os artistas participantes você confere no site do Instituto Tomie Ohtakeou pelos perfis do Instagram @institutotomieohtake e @museuemiliogoeldi.