Theatro da Paz recebe o espetáculo ‘Amazônia Motirô’
Montagem da Cia. de Dança Ana Unger, apresentação foi criada especialmente para a COP 30 e será apresentada nessa quarta-feira (19), em duas sessões.
O Theatro da Paz, em Belém, recebe na próxima quarta-feira (19), às 18h e às 20h30, o espetáculo “Amazônia Motirô”. Idealizada pela Cia. de Dança Ana Unger, a montagem poética especialmente concebida para a COP 30 propõe um diálogo direto com o púbico sobre a responsabilidade coletiva diante da crise climática.
Com apoio do Governo do Pará, por meio do Banpará, o espetáculo tem a participação de 40 bailarinos e da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP).
Criada pelo compositor Thiago D´Albuquerque, a trilha sonora do espetáculo é executada ao vivo, criando uma experiência imersiva que aproxima o público da natureza, com sons de pássaros e do ritmo do carimbo, ressoando em gestos coreográficos e orquestrações sinfônicas que celebram a força da colaboração entre o elenco e demais pessoas envolvidas.
CONVIDADOS ESPECIAIS
O espetáculo conta com a participação de convidados, entre eles o percussionista Kleber Benigno (Trio Manari), a indígena Ayra Ananda e a soprano Juliana Bravo.
Os cenários são de Roberta Carvalho e os figurinos são assinados por Jacque Carvalho que se inspirou nos adereços de comunidades indígenas feitos a partir de materiais recicláveis como plásticos, redes de pesca, restos de malha e escamas de pirarucu. Unindo arte e sustentabilidade, cerca de 70% do figurino são frutos de reaproveitamento, disse a figurinista.
Para Miguel Campos Neto, maestro da OSTP, a música é um elemento-chave da montagem ao unir coreografia, corpo de baile, compositor, orquestrador e regente que precisam dialogar e criar juntos.
MOTIRÔ
A palavra de origem Tupi-Guarani que significa mutirão, reunião de pessoas para construir algo juntos, a partir da ajuda recíproca em função do benefício comum.
SERVIÇO
Espetáculo “Amazônia Motirô”
Data/Horários: quarta-feira (19), às 18h e às 20h30.
Local: Theatro da Paz.
Ingressos: Ticket Fácil e na bilheteria.