Festival de Roteiro Audiovisual da Amazônia chega à Belém com oficinas, laboratórios e mentorias a partir desta sexta (12)

Compartilhe
O FERA valoriza jovens talentos da região é realizado pela primeira na capital paraense.

Foto: João Alberto Dias.

O Festival de Roteiro Audiovisual da Amazônia (Fera) chega a Belém em sua nova edição, reunindo roteiristas de toda a região Norte. O evento tem como objetivo valorizar o talento local e promover a qualificação de roteiros inéditos que explorem as culturas, histórias e a diversidade da Amazônia. O festival se posiciona como um laboratório de storytelling (contar histórias) e um evento de mercado para a região.

Com uma estrutura híbrida (online e presencial), o Fera oferece oficinas, laboratórios e mentorias ministradas por nomes de peso do audiovisual. A parte presencial do festival acontece neste final de semana, dias 12, 13 e 14 de dezembro. Todas as atividades presenciais são abertas e gratuitas ao público e serão realizadas no Museu da Imagem e do Som (no Centro Cultural Palacete Faciola) e na Casa da Linguagem.

Para a edição de 2025, o festival recebeu 71 inscrições, sendo 32 longas-metragens de ficção, 8 longas documentários, 19 curtas de ficção (entre live action e animação), 4 curtas documentários, 4 séries de ficção e 2 séries documentais. Ao todo, 19 projetos foram selecionados representando os sete estados da região.

O Fera também premiará os melhores roteiros nas categorias Longa Ficção, Longa Documentário, Série Ficção, Série Documental, Curta Ficção e Curta Documentário, além de conceder troféus e menções honrosas a projetos de destaque.

A curadoria dos laboratórios escalou profissionais de referência no audiovisual brasileiro, cada um à frente de uma categoria específica. Entre os condutores estão: Leo Garcia (Lab Longa Ficção), Felipe Cortez (Lab Longa Documentário), Sônia Rodrigues (Lab Série Ficção), Eva Pereira (Lab Série Documentário), José Araripe Jr. (Lab Curta Ficção/Animação) e Gustavo Godinho (Lab Curta Documentário).

O Fera é uma iniciativa criada pela Duda Filmes, contemplada pela Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e realização do Ministério da Cultura. 


Confira a programação completa

Sexta-feira, 12/12 — Museu da Imagem e do Som (MIS), Palacete Faciola

• 16h30 – Lançamento do filme convidado O Barulho da Noite, de Eva Pereira (Palmas, 2023, 100 min.)

• 17h50 – Mesa de abertura do 2º Fera – Festival de Roteiro Audiovisual da Amazônia, com: Úrsula Vidal – Secretária de Estado da Cultura do Pará, Indaiá Freire – Diretora do MIS, Ana Vidigal – Coordenadora-geral e idealizadora do Fera, Jorane Castro – Coordenadora do Curso de Cinema da UFPA e cineasta, e Eva Pereira – Cunha Porã Filmes e professora do Laboratório do Fera.

Sábado, 13/12 — Museu da Imagem e do Som MIS, Palacete Faciola

• 16h30 às 17h30 – Mesa “Os desafios e estratégias para a produção audiovisual da Amazônia”, com: Ana Vidigal, Eva Pereira, Jorane Castro, Juraci Júnior – Casa do Rio Filmes, e Zienhe Castro – ZFilmes Produções / Festival Pan-Amazônico de Cinema
• Exibição do filme Concerto de Quintal, de Juraci Jr. (Porto Velho, 2025, 80 min.)

Domingo, 14/12 — Museu da Imagem e do Som MIS, Palacete Faciola

• 17h – Exibição do filme Terruá Pará, de Jorane Castro (Belém, 2023, 100 min.)
• Premiação, com a presença de: Úrsula Vidal – Secretária de Estado da Cultura do Pará e Nádia Farias – Analista de Patrocínios e Projetos do Instituto Cultural Vale.


Serviço

Fera – Festival de Roteiro Audiovisual da Amazônia

Data: 12, 13 e 14 de dezembro

Locais:

  • Museu da Imagem e do Som — Palacete Faciola (Av. Nazaré, esquina com Travessa Dr. Moraes)

  • Casa da Linguagem — Avenida Nazaré, 31