Livro resgata a memória das vítimas de fenômenos ufológicos no Pará
‘Ilha de Colares na Amazônia – Fenômeno Prato-Voador’, do pesquisador Agildo Monteiro Cavalcante, aborda de forma humanizada os supostos casos das aparições de OVNIs na Ilha de Colares.
Um dos episódios ufológicos mais conhecidos no mundo, o caso das aparições de OVNIs que levou pânico aos moradores da Ilha de Colares, no Nordeste paraense, na década de 1970, e que mobilizou a Força Aérea Brasileira (FAB), serviu de inspiração para o lançamento do livro “Ilha de Colares na Amazônia – Fenômeno Prato-Voador”, do pesquisador Agildo Monteiro Cavalcante.
A publicação é resultado de dez anos de pesquisas sobre a “Operação Prato” realizada pela FAB para investigar os fenômenos ocorridos em Colares. A obra narra os eventos traumáticos ocorridos entre 1976 e 1977 quando luzes misteriosas, que ficaram conhecidas como “Chupa-Chupa”, atacavam os habitantes da ilha, provocando queimaduras até supostos casos de sucção de sangue.
Diferentemente de outras obras do gênero que focam apenas em dados técnicos militares, “Ilha de Colares na Amazônia” se destaca por dar voz às vítimas civis do caso. Sem sensacionalismo, o autor recria os acontecimentos sob a ótica de quem conhece o local, se colocando na posição de um guardião da memória das pessoas que vivenciaram o pavor diante do desconhecido.
Lançado pela editora Café, com ilustrações de Carlos Alpheu e fotografias do próprio autor, “Ilha de Colares na Amazônia – Fenômeno Prato-Voador” funciona como uma janela que se abre ao passado. Com uma narrativa que une mistério, rigor investigativo e um olhar humanizado acerca dos fatos, o livro permite ao leitor, seja ele entusiasta da ufologia ou não, visualizar o pânico enfrentado pelos habitantes da Ilha de Colares em um período da recente História brasileira, o da ditadura militar, marcado por pouco acesso à informação.

