Obra do cineasta Béla Tarr é tema de debates na Casa das Artes
Nesta quarta-feira (21), a Fundação Cultural do Pará (FCP) e o Centro de Estudos Cinematográficos (Cec) inauguram a temporada 2026 da 'Roda de Cinema'. O evento, marcado para as 18h30 na Casa das Artes, prestará uma homenagem ao cineasta húngaro Béla Tarr, ícone do cinema de autor que faleceu em janeiro deste ano. A programação é gratuita e contará com um debate mediado por Marco Antônio Moreira, John Fletcher e Alex Damasceno.
A Roda de Cinema é uma ação de divilgação e formação em cultura cinematográfica e um projeto de extensão vinculado ao curso de cinema da UFPA. Nesta edição, ela destaca as principais características da obra de BélaTarr, abordando seu estilo rigoroso de filmar, marcado por planos-sequência longos, movimentos de câmera precisos, fotografia em preto e branco e um ritmo contemplativo, além dos temas recorrentes de seus filmes, como alienação social, decadência moral, tempo histórico, existencialismo e o colapso das utopias modernas.
Consagrado em festivais como Cannes, Berlim e Veneza, BélaTarr deixou uma marca permanente em gerações de críticos e cineastas. Sua filmografia inclui obras essenciais como 'Condenação' (1988) e o monumental 'Sátántangó' (1994), frequentemente citado entre os melhores filmes da história. Destacam-se ainda 'Harmonias de Werckmeister' (2000), 'O Homem de Londres' (2007) e sua despedida da direção, 'O Cavalo de Turim' (2011), vencedor do Grande Prêmio do Júri em Berlim.
Serviço
Roda de Cinema
Local: Casa das Artes(Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236, Nazaré, Belém - PA.)
Data: quarta-feira (21/01/26)
Horário: 18h30.