Operação Semana Santa e Tiradentes: mais de 1.600 agentes de segurança vão atuar em todo o estado

Compartilhe
Equipes integradas vão atuar nas operações “Tolerância Zero” e “Lei Seca” nas cidades com maior concentração de pessoas, fiscalizando bares, restaurantes, e na fiscalização de condutores de veículos. Foto: David Alves /Agência Pará.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) mobilizou mais de 1.600 agentes de segurança para atuarem em 23 localidades durante a Operação "Semana Santa e Tiradentes". A ação tem como objetivo reforçar a segurança durante o feriado prolongado da Semana Santa, que este ano se estende até o feriado de Tiradentes, através da atuação de equipes integradas, que vão realizar policiamento ostensivo, fiscalização de trânsito, ações de prevenção e combate a crimes, além de atendimento a emergências.

A Operação "Semana Santa e Tiradentes" vai contar com 138 viaturas, 19 motocicletas, três embarcações e dois helicópteros. As Delegacias de Polícia Civil receberão reforço no efetivo, assim como os batalhões de Polícia Militar. As equipes de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar vão monitorar as praias e demais balneários, além de manter equipes de resgate e apoio nas rodovias estaduais.

Agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) serão responsáveis pela fiscalização e orientação a condutores e pedestres na entrada e saída da capital, e nas outras localidades atendidas pela Operação “Semana Santa”. Peritos da Polícia Científica do Estado (PCE) atuarão com equipes especializadas, para garantir maior agilidade aos atendimentos, enquanto policiais penais, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), vão fiscalizar os detentos monitorados e atuar na busca e recaptura de foragidos de Justiça, além de realizarem revistas nas 54 unidades prisionais do Estado.

As equipes integradas também vão atuar nas operações “Tolerância Zero” e “Lei Seca” nas localidades com maior concentração de pessoas, fiscalizando bares, restaurantes e casas de shows, assim como na fiscalização dos condutores de veículos, a fim de evitar crimes de trânsito, como dirigir sob efeito de álcool. Duas aeronaves do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) realizarão rondas nas principais praias e balneários, e em Belém.

Na Região Metropolitana de Belém, equipes de segurança fiscalizarão programações e locais religiosos, a exemplo das procissões da Paixão de Cristo e Malhação de Judas (esta tradicional no bairro da Cremação), com apoio efetivo da Polícia Militar e Guarda Municipal.

Os distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci (pertencentes a Belém), e outras localidades do Estado, também terão reforço policial para os eventos da Semana Santa, e aumento da fiscalização nas praias. Ainda na capital, as ilhas do Combu e Cotijuba, também muitos procuradas, contarão com reforço das equipes do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFlu), Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, garantindo maior fiscalização nos rios no feriado prolongado.

 

Texto elaborado com informações da Agência Pará.