Prêmio Periferia Viva recebe inscrições e busca valorizar iniciativas populares

Compartilhe
Promovido pelo Ministério das Cidades, a iniciativa vai premiar ações desenvolvidas em periferias de todo o país que contribuam para reduzir desigualdades sociais e territoriais.
 
foto: foto
Foto: Divulgação

Com o objetivo de promover o reconhecimento de iniciativas periféricas de todo o Brasil que contribuam para a redução das desigualdades sociais e territoriais, a Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades está recebendo inscrições ao Prêmio Periferia Viva 2025.

O edital da premiação, lançado no último sábado (14), vai selecionar 178 iniciativas em três eixos: 150 na categoria Iniciativas Populares, com prêmio de R$ 50 mil; 25 iniciativas de Assessorias Técnicas, com premiação de R$ 30 mil e outras três iniciativas de entes públicos governamentais que receberão troféus.

Os interessados em participar têm até o dia 27 de julho para inscreverem os projetos por meio de formulário eletrônico disponível na plataforma Mapa das Periferias.

Após o processo de seleção pela comissão julgadora, a Secretaria Nacional de Periferias promoverá uma etapa de votação popular, a fim de ampliar a participação social.

O prêmio está em sua terceira edição e o tema deste ano é “Periferia Viva é construção coletiva”, abraçando a diversidade que emerge das comunidades, como cultura, talentos e potencial, onde a união e a troca de saberes são fundamentais para o fortalecimento coletivo.

Segundo Guilherme Simões, titular da Secretaria Nacional de Periferias, o Prêmio Periferia Viva reconhece e premia o papel ativo das comunidades em decisões significativas que buscam melhorar a vida urbana periférica, destacando suas capacidades frequentemente ignoradas, disse.

Com informações do Ministério das Cidades.