Samba Batuque da Feira do Açaí faz evento em alusão às entidades afro-brasileiras

Compartilhe
O grupo Samb’Axé é um dos que vão se apresentar no Samba Batuque da Feira do Açaí realiza edição em homenagem às entidades afro-brasileiras. Foto: Luiza Brilhante/ Divulgação.

O projeto Samba Batuque da Feira do Açaí está de volta ao seu berço, a Feira do Açaí, para a edição de agosto. O evento acontecerá nesta primeira sexta-feira do mês, dia 1º, a partir das 20h.

Desde 2020, o Samba Batuque da Feira do Açaí tem promovido uma autêntica roda de samba de raiz neste importante espaço histórico de Belém. Aberto ao público, o projeto tem atraído centenas de entusiastas do gênero musical, transformando a feira em um vibrante polo cultural.

Realizada pelo terceiro ano consecutivo, a edição com o tema “Batucada dos Guardiões”, faz alusão ao mês em que se comemora os Exus e as Pombagiras, entidades de luz cultuadas nas religiões de matriz africana, responsáveis pela abertura de bons caminhos, transformação e proteção de seus cultuadores.

A Roda de Samba Fé no Batuque será a grande anfitriã de uma batucada imperdível, recebendo diversos artistas para celebrar clássicos do samba, da música de terreiro e outros sucessos populares. E para esquentar o ambiente desde o início, a DJ Jack Sainha abrirá o evento com um set contagiante de sambas e afrobrasilidades.

Para tornar a noite ainda mais especial, as participações prometem emocionar: o Coral Matamba, reconhecido como o primeiro coro afro do Pará e da região Norte, trará um repertório de música afro-brasileira, cantos e rezas. Sob a regência do produtor cultural Bruno Matos, que também é pai do Ponto de Cultura Terreiro de Umbanda Maria Quitéria e Zé Pelintra, a apresentação será um mergulho profundo na espiritualidade e ancestralidade. O grupo Samb’Axé vai contagiar a todos com música e dança, celebrando a rica herança afro-brasileira e a ancestralidade africana em performances cheias de energia.

O Samba Batuque Feira do Açaí é uma ocupação cultural, sem fins lucrativos, que busca disseminar o acesso à arte, cultura e lazer de forma democrática e gratuita, em um importante espaço público e histórico da capital paraense, quebrando preconceitos contra o samba, a cultura popular e a cultura afro-brasileira. Esta edição conta com o apoio da Prefeitura de Belém. 


Serviço

Batucada dos Guardiões

Data: 01/08/2025, sexta-feira

Hora: 20h

Local: Feira do Açaí. R. Ladeira do Castelo. Cidade Velha, Belém

Informações: 91 98124-1363 / 91 98203-8913

Tags