Vacina contra a bronquiolite está disponível para gestantes em Belém

Compartilhe
Imunizante é aplicado em grávidas a partir da 28ª semana de gestação e visa proteger os bebês, ainda no ventre materno, contra formas graves da doença.
A imagem mosta uma mulher grávida sentada recendo uma dose de vacina no braço direito.
Foto: Reprodução / Internet

A vacina contra o vírus causador da bronquiolite e de outras infecções respiratórias, está disponível para gestantes nas unidades de saúde de Belém. O imunizante é indicado para grávidas a partir da 28ª semana de gestação e visa proteger os bebês contra formas graves da doença.

A proteção oferecida pela vacina ocorre ainda durante a gravidez pois os anticorpos produzidos pela mãe são transferidos para o bebê, garantindo a imunidade logo nos primeiros meses de vida após o nascimento, fase considerada como a de maior risco.

ONDE SE VACINAR

O imunizante está disponível gratuitamente em todas as salas de vacinação do município e as gestantes precisam levar um documento de identificação e o cartão do pré-natal. A vacina pode ser aplicada junto com outras doses recomendadas durante o pré-natal, como a dTpa, a gripe (influenza) e a covid-19, conforme orientação da equipe de saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra a bronquiolite integra o Calendário Nacional de Vacinação da Gestante e deve ser administrada em dose única a cada gestação. O objetivo é reduzir internações, complicações e mortes pela doença.

BRONQUIOLITE

A bronquiolite é uma infecção viral comum em bebês e crianças menores de 2 anos. A doença é provocada, principalmente, pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e causa inflamação e acúmulo de muco nos bronquíolos (pequenas vias aéreas dos pulmões), levando a dificuldade para respirar e som de chiado no peito.