Ação de cidadania oferece serviços gratuitos na Aldeia Cabana neste sábado (17)

Compartilhe
Foto: Bruno Cecim/ Agência Pará.

Neste sábado (17), a partir das 8h, o Governo do Pará promove uma grande ação de cidadania na Aldeia Cabana, em Belém. Por meio dos programas “Por Todas Elas” e “Por Todos Eles”, serão oferecidos serviços gratuitos de saúde, estética, lazer e emissão de documentos. A estrutura contará com dez carretas de atendimento e a parceria de diversos órgãos estaduais.

Na área da saúde, a programação inclui atendimentos especializados por meio da Carreta do Homem, com consultas em Clínico Geral, Cardiologia e Urologia, além de exames como eletrocardiograma e ultrassonografias de próstata, rins, vias urinárias e abdômen total. Já a Carreta da Mulher vai oferecer atendimentos em Ginecologia e Mastologia, exames de mamografia e ultrassonografias de tireoide, mamas e axilas, abdômen total e transvaginal.

A ação oferecerá suporte completo: desde tomografias e exames de vista com produção de óculos até testes rápidos e encaminhamentos médicos. Haverá também cadastramento para cadeiras de rodas. Quem possui pets pode levá-los para consultas veterinárias e inscrição em castrações na unidade móvel exclusiva para animais.

No eixo da cidadania, estarão disponíveis serviços da Defensoria Pública do Estado, além da emissão de documentos, facilitando o acesso da população a direitos básicos. Já na área de estética, o público poderá contar com corte de cabelo, design de sobrancelhas e esmaltação.

A programação se completa com ações sociais e culturais: os moradores poderão realizar cadastros habitacionais e de crédito (Sua Casa e Credcidadão), enquanto as crianças se divertem com as atividades da Fundação ParáPaz. Haverá ainda sorteios, shows e o projeto Cultura Eco, da Funtelpa, que incentiva a troca de recicláveis por mudas de plantas. Tudo pensado para promover a integração da comunidade na Aldeia Cabana. 


 

Serviço

Ação dos programas “Por Todas Elas” e “Por Todos Eles”

Data: 17/01/2026

Horário: 08h as 12h

Local: Aldeia Cabana (Avenida Pedro Miranda, s/n, entre Travessa Dr. Enéas Pinheiro e Travessa Pirajá, no bairro da Pedreira.)