‘Arreia’: espetáculo de dança-ritual chega ao Teatro Curro Velho, em Belém
Inspirada na manifestação popular do Caboclinho, em Belém a programação também inclui a realização de uma oficina aberta ao público.
O Teatro Curro Velho, em Belém, recebe a partir nesta terça (21) e quarta-feira (22) a programação do espetáculo de dança-ritual “Arreia”, das artistas pernambucanas Iara e Íris Campos. Além das apresentações, a agenda inclui duas oficinas: uma no dia 21 de outubro, no próprio Teatro Curro Velho, e outra no dia 23/10 na Escola Municipal EMEC Sebastião dos Santos Quaresma, na Ilha do Combu. Todas as atividades são gratuitas.
Reconhecido como uma obra de resistência ancestral para narrativas indígenas e populares, o espetáculo tem como matriz estética o universo do Caboclinho, manifestação popular nordestina que reúne saberes e religiosidades indígenas.
Além de invocar a ancestralidade, “Arreia” também propõe olhares críticos acerca das violências sofridas pelos povos originários no Nordeste brasileiro e para a persistência de apagamentos culturais a que esses povos estão submetidos.
Desde sua temporada em Recife, com apresentações na sede do Caboclinho 7 Flechas, passando por itinerância pelo interior pernambucano, o espetáculo iniciou sua turnê por São Paulo, passando também por Porto Velho, até chegar em Belém.
Sempre buscando suscitar novos encontros com plateias diversas e espaços de diálogo com as comunidades locais, na capital paraense a passagem de “Arreia” será marcada, também, pela realização de uma oficina aberta ao público sobre o Caboclinho, com o objetivo de permitir aos participantes experienciar os gestos, os toques e os ritos dessa manifestação popular.
Serviço
Espetáculo de dança-ritual “Arreia”.
Datas
- 21 de outubro (terça-feira) – Oficina de Caboclinho, das 14h às 17h, no Teatro Curro Velho (Rua Prof. Nelson Ribeiro, 287 – Telégrafo).
- 22 de outubro (quarta-feira) – Espetáculo “Arreia”, às 19h, no Teatro Curro Velho. Entrada gratuita.
- 23 de outubro (quinta-feira) – Apresentação especial às 11h, na EMEC Sebastião dos Santos Quaresma, na Ilha do Combu.
Entrada gratuita.