Belém oferece teste de DNA-HPV para detectar casos de câncer do colo do útero

Compartilhe
A capital paraense é a primeira do Norte do Brasil a realizar o novo procedimento implantado pelo Ministério da Saúde em 12 estados.

Foto: João Risi / Ministério da Saúde.

Belém, está oferecendo, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o teste de biologia molecular DNA-HPV, novo exame capaz de detectar casos de câncer do colo do útero de maneira mais precoce que o Papanicolau.

O lançamento na capital paraense foi feito pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira (15), na Unidade Básica de Saúde do Combu, e a expectativa é que sejam beneficiadas, inicialmente, mais de 395 mil mulheres.

Belém é a primeira capital do Norte do país a realizar o procedimento que integra a fase inicial de implementação do novo exame em 12 estados brasileiros, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Rondônia, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná e Distrito Federal.

Implantado este ano pelo SUS, o teste de biologia molecular DNA-HPVutiliza tecnologia 100% nacional e permite identificar a presença do vírus antes da ocorrência de lesões ou câncer de colo uterino. Esse novo procedimento vai substituir gradativamente o exame Papanicolau, representando um avanço no rastreamento precoce da doença.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o avanço permitirá reduzir o tempo de diagnóstico e iniciar tratamentos precocemente, contribuindo para salvar vidas.

Câncer do colo do útero

A doença é um tipo de tumor que se desenvolve na parte inferior do útero, na região chamada colo do útero. É um dos tipos mais comuns de câncer que afeta mulheres e está intimamente ligado à infecção pelo HPV. Segundo o INCA, estima-se 17 mil novos casos desse tipo de câncer no Brasil em 2025.

Além do HPV, outros fatores podem aumentar o risco de desenvolver a doença, tais como o tabagismo, a baixa imunidade, a obesidade e outras infecções sexualmente transmissíveis.

A prevenção passa pela vacinação contra o HPV, considerada uma das principais formas de evitar esse tipo de câncer. Outras medidas incluem o uso correto de preservativo em todas as relações sexuais e a consulta médica para a realização dos exames preventivos, como o Papanicolau, a Colposcopia, a biópsia e, a partir de agora, o teste molecular DNA-HPV.

Tags